Queda livre e lançamento vertical são movimentos unidimensionais e uniformemente acelerados. Esses movimentos ocorrem, respectivamente, quando algum corpo é solto do repouso a partir de certa altura ou quando lançado na direção vertical.
A linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja, uma linha deitada. Vertical é uma linha reta em pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.
O movimento horizontal do corpo corresponde a um Movimento Uniforme, ou seja, tem velocidade constante. Durante a queda em parábola, a única aceleração que age no corpo é a gravidade, que tem direção vertical e sentido para baixo.
Para calcular o lançamento oblíquo no sentido vertical, utiliza-se a fórmula da Equação de Torricelli:
Durante a subida a velocidade vertical diminui, chega a um ponto (altura máxima) onde , e desce aumentando a velocidade. O alcance máximo é a distância entre o ponto do lançamento e o ponto da queda do corpo, ou seja, onde y=0. ... O vetor velocidade é tangente à trajetória em cada momento.
O maior alcance que o objeto pode atingir é sempre com um ângulo de lançamento de 45º, que resulta em seno de 90º que possui o valor máximo, ou seja, 1.
O lançamento oblíquo ocorre quando o objeto é arremessado a partir do solo, formando um determinado ângulo em relação à horizontal. O lançamento oblíquo ocorre quando um corpo qualquer é arremessado a partir do chão e forma um determinado ângulo em relação à horizontal.