As principais partes da articulação do joelho são o fêmur, a tíbia, a patela e os ligamentos de suporte. Os côndilos do fêmur e da tíbia ficam próximos para formar a estrutura principal da articulação. A patela é um osso sesamóide que encontra-se no interior do tendão do quadríceps femoral.
O joelho é uma articulação complexa formada pela extremidade distal do fémur e proximal da tíbia (articulação femuro-tibial) e do fémur com a rótula (articulação patelo-femural).
O joelho estalando também pode ser um sinal de crepitação patelar, uma alteração que pode ser causada pelo processo natural de envelhecimento, por uma pancada, por inflamação do joelho ou por uma doença chamada condromalacia patelar.
Seu joelho estala? Os estalidos no joelhos são muito comuns com os exercícios de perna que envolvem movimentos de flexão ou rotação. Os ossos do corpo humano são revestidos de cartilagem que permitem mover suavemente uns contra os outros.
Alguns estalos no joelho podem não significar muita coisa, apenas vácuo. Se o seu joelho estala quando você se levanta, agacha, ou realiza algum movimento saiba que são três os principais motivos do problema. A boa notícia é que a primeira causa significa apenas que houve escape de gases/vácuo e não há nada mais grave.
O som de joelho rangendo durante os movimentos é conhecido como crepitação. O som de rangido percebido durante os movimentos é conhecido como crepitação. Geralmente, ele é resultado de bolhas de ar nas articulações. As bolhas surgem exatamente devido movimento.
Nos exercícios físicos, quando se executa uma série de agachamento, por exemplo, os estalos no joelho podem ser por conta dos grande movimento – quando o quadril fica abaixo dos joelhos.”Quando é feito dessa maneira, é colocado quase oito vezes o peso do seu corpo na patela – osso da frente do joelho.
Alguns homens colocam os joelhos tão à frente quando fazem agachamentos que carregam excessivamente as articulações. Com o tempo, isto provoca o desgaste da cartilagem, pelo que perde suavidade, produzindo um ruído percetível quando os ossos chocam entre si ao dobrar.
O chamado teste da gaveta (sinal de gaveta) pode ser usado para determinar o ligamento cruzado que foi rompido: se for possível deslocar a tíbia para trás em relação ao osso da coxa (= sinal de gaveta posterior), o ligamento cruzado posterior está frequentemente rompido; se, por outro lado, a tíbia puder ser deslocada ...
O que é a entorse do tornozelo? A entorse do tornozelo consiste numa distensão de um ou mais ligamentos que se fixam aos ossos do tornozelo. Nos casos mais graves, o ligamento sofreu uma ruptura. Os ligamentos são como faixas elásticas que se ligam aos ossos e que auxiliam o movimento das articulações.
Para uma entorse de grau 1, onde apenas micro lesões afetam os ligamentos do tornozelo: