São características do Conhecimento de Senso Comum, exceto: - Filosofia e Ética.
O senso comum é transmitido de geração para geração nas sociedades. Por meio dele, o homem embasa o cotidiano e explica a realidade em que vive. Também expressam a avaliação qualitativa, pois considera os efeitos produzidos nos nossos sentidos e órgãos, bem como nos objetos.
O senso comum é de extrema importância, pois é através dele que tiramos as conclusões pessoais. O senso comum é um resultado do que acontece se fizer algo, seja de sofrimento ou experiência tradicional. O senso comum tem a importância de orientar o homem a não errar como os que erraram antigamente.
As afirmações propostas pelo senso comum acabam tornando-se elementos culturais, na medida em que a repetição as tornam verdadeiras. A cultura popular está cheia de elementos do senso comum. Temos, por exemplo, a afirmação causal “se pegar friagem, ficará gripado”.
O bom senso parte da ação que um indivíduo realiza em prol do bem estar das pessoas ao seu redor. ... A diferença é que o senso comum parte não só de ações mas de opiniões sem fundamento da ciência. O senso comum se dá pela passagem do conhecimento com o decorrer do tempo de forma imediatista.
Resposta. Resposta: O senso comum observa o fato e o explica a partir de um olhar sem embasamento científico. O senso comum não pode ser capaz de desnaturalizar o olhar.
O tema que escolhi para celebrar o dia é a desnaturalização do olhar. O que é isso? É refletir sobre o que vivemos no dia a dia, observando os comportamentos e atitudes (nossos e dos outros), assumidos como naturais (normais). Como falamos, ouvimos, pensamos…
o senso comum prejudica o estudo e avanço de áreas da ciência como sociologia e filosofia, pois diferente dessas ciências ele não utiliza métodos de estudo, e por ser facilmente dissipado, pode trazer reflexos de preconceito, sexismo, xenofobia, entre outros empecilhos para o avanço científico na mente das pessoas.
O senso comum é um conhecimento que se manifesta com muito mais frequência em nosso cotidiano do que os demais tipos de conhecimento. ... É um conhecimento metódico, racional e que aplica o método experimental como meio seguro para se chegar ao entendimento das coisas.
A relação entre ciência e senso comum é abordada por Santos (1989) na concepção de que a ciência se opõe a opinião. ... O senso comum representa a experiência imediata, o conhecimento vulgar; as opiniões. Ou seja, tudo o que se precisa romper para se tornar possível o conhecimento científico, racional e válido.
O conhecimento científico busca investigar e explicar diversos fenômenos, dentro os quais podemos citar os que estão envolvidos com o cotidiano. É comum a vida cotidiana instigar “espíritos de investigação”, como fez com: Eratóstenes, que observou que sombras mudavam de posição nos mesmos lugares em épocas diferentes.
O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.