Nidação é o processo de implantação do óvulo fecundado na parede do endométrio. É um dos estágios do início da gravidez e pode resultar em um sangramento fora do período menstrual. Diferente do escape, esse sangramento de nidação dura no máximo três dias e não apresenta sintomas expressivos como dor, por exemplo.
A ginecologista Ana Santos explica que, após a nidação, ocorre a completa penetração do embrião no endométrio (tecido que reveste a parede uterina) e formação da placenta para o desenvolvimento normal da gestação. Assim, se dá início alguns sintomas comuns da gravidez: Náusea e vômitos. Aversão a certos odores.
Como a nutrição pode ajudar
Doenças femininas
Geralmente, se você tiver um sangramento leve que ocorre até 2 dias antes ou depois do seu período menstrual, deve considerá-lo parte do período menstrual e não como sangramento de escape (2).
O sangramento de implantação pode ser um sinal de início da gravidez e significa apenas que o óvulo fertilizado foi implantado no útero. No entanto, se você ver sangue e estiver preocupada, é melhor fazer um exame para descartar riscos.
O sangramento durante a gravidez podem ter diferentes causas dependendo do tempo de gestação. O sangramento logo no início da gravidez é comum nos primeiros 15 dias após a concepção e, neste caso, o sangramento é rosado, dura cerca de 2 dias e provoca cólicas iguais às da menstruação.