A forma correta de escrita da palavra é embaçado, com ç. Existe ainda a palavra embaciado, que é considerada um sinônimo de embaçado, embora seja pouco usada no Brasil. Obs.: não confunda o verbo embaçar com o verbo embasar, que significa basear(-se), fundar(-se).
O ideal é deixar o objeto secar naturalmente ou usar um lenço de papel. Outro cuidado importante é com o uso de álcool. O único que pode ser usado sem estragar os óculos é o isopropílico. O produto, no entanto, não contribui para evitar o embaçamento.
Use um pedaço de papel guardanapo (de preferência o mais macio que tiver), dobre pouco menos da metade e coloque por dentro da máscara, na parte onde é encaixada seu nariz. Dessa forma, a umidade será isolada no pedaço de papel evitando que as lentes embacem e possam te atrapalhar em algumas tarefas.
Pegar um lenço de papel fininho, dobrar em quatro e colocar na parte superior da máscara, perto dos olhos, também é uma solução, de acordo com a oftamologista, “pois ele vai absorver o calor do rosto, o suor da pele e isso evita que as lentes dos óculos embacem”.
Dá uma conferida!
Por que os óculos ficam embaçados no inverno? Lentes frias mais ar quente equivalem a condensação. O vapor de água no ar se transforma em líquido quando a temperatura muda e esse líquido se agarra a uma superfície - neste caso, suas lentes.
Lave os óculos pelo menos duas vezes ao dia. Tente usar água corrente e na temperatura ambiente apenas nas lentes de grau. Não é indicado colocar os óculos em contato com água quente, isso pode danificar o tratamento das lentes.
Não é recomendado limpar os óculos com papel higiênico ou papel toalha, principalmente a seco. Isso porque, ao esfregar qualquer material contra as lentes secas, mesmo os paninhos que acompanham os óculos, estamos arrastando partículas de pó e sujeira que podem danificá-las.
microfibra
sabão neutro
Por esse motivo que é muito importante usar o paninho de microfibra, conhecido também como flanelinha. E papel higiênico somente aqueles de superfície beeem macia! Seque suas lentes com um paninho de microfibra bem macio!
Água corrente e detergente neutro Simples e barato, é o produto mais indicado para limpar as lentes de óculos. Por ser um dos únicos produtos que age de modo direto na lente, o detergente neutro limpa todas as camadas de sujeira. Mas lembre-se de usar somente o sabão neutro para fazer a limpeza do seu óculos!
Como remover as marcas do uso de óculos
Água temperatura ambiente e detergente/sabão neutro são as únicas coisas indicadas para que você limpe a lente do seu óculos. Nã recomendamos o uso de água quente. Isso porque ela estraga os tratamentos como antirrisco ou antirreflexo das lentes. Não use também produtos químicos a base de álcool.
Use uma solução de limpeza de lentes de contato nova todas as vezes. Não use água da torneira ou esterilizada, saliva, solução salina ou gotas reumidificantes. Nenhuma serve para desinfetar e limpar bem as suas lentes de contato. Esfregue as lentes de contato com os dedos e enxágue depois com solução de limpeza nova.
Produtos para tirar manchas no rosto recentes
Ativos que funcionam no tratamento das manchas:
5 passos para remover cravos do nariz
Para garantir que seus óculos não deixem marcas vermelhas na pele, você pode precisar de uma ponte nasal mais larga. Felizmente, ajustar as almofadas do nariz pode compensar o tamanho da ponte do nariz. Se os óculos não tiverem almofadas de nariz ajustáveis, tente apertar as têmporas.
Elas são uma espécie de almofada que podem ser ajustadas facilmente apenas empurrando com os dedos para cima ou para baixo. Se o óculos estiver escorregando no nariz ou provocando marquinhas de apoio, empurre as plaquetas para dentro. E se quiser uma armação mais alta no rosto, basta empurrar para fora.
Misture o bicarbonato e o suco de limão e aplique a pasta formada no nariz para tirar cravos que possam estar na região. Assim que secar, enxágue com água morna.
Para preparar uma máscara caseira e simples basta misturar 2 ou 3 colheres de sopa de Bicarbonato de Sódio com um pouco de água, de modo a formar uma pasta.
Misture 1 parte de pasta de dente e 1 parte de sal, ou seja, se usar uma colher de chá de pasta, use uma colher de chá de sal, até forma pasta homogênea. Caso fique grossa, você pode adicionar um pouquinho de água. Se preferir, no lugar do sal, você pode usar o bicarbonato de sódio.
A melhor maneira é preparar a pele com uma esfoliação leve no chuveiro. Além disso, o vapor do chuveiro ajuda a aquecer a pele, o que suaviza e abre os poros para facilitar a extração. Depois de tomar banho e secar a pele, envolva os dedos com lenço de papel e esprema delicadamente o cravo do poro.
O ideal é lavar o rosto embaixo de água bem quente, de preferência no chuveiro, para o vapor ajudar a abrir os poros. Depois, molhe um algodão com água aquecida e deixe repousar por um tempo sobre o cravo ou a espinha. Aperte com os dedos ao redor dos pontinhos fazendo pressão para baixo.
Usar água morna ou vapor de água ajuda a abrir os poros Permaneça nessa posição por dois a três minutos e descarte a água. Cuidado para não queimar o rosto, se sentir que está muito quente, afaste. Esse processo vai abrir os poros, permitindo que os cravos e demais impurezas possam ser removidos.