As formigas não não possuem veias artéria ou coração. Por isso possuem um sistema circulatório aberto.
As formigas são insetos que vivem em sociedade. Em cada colônia de formigas há muitas rainhas que são responsáveis pela reprodução e que podem viver até 18 anos. A fecundação das formigas-rainhas ocorre durante o voo nupcial, e o macho morre logo após. Antes de colocar os ovos, as rainhas perdem suas asas.
De modo geral, elas são um sinal de que existem questões a serem trabalhadas, de que você precisa eliminar coisas acumuladas, aquilo que não serve e principalmente, se atentar mais as suas relações pessoas que podem trazer algum tipo de negatividade para a sua vida. Além disso, a formiga pode também sinalizar mudanças.
Pois bem, quem gera as larvas, conforme mencionamos anteriormente, são as rainhas. Assim, quando elas morrem e deixam de produzir “bebês”, o formigueiro — que, na verdade, funciona como uma maternidade — perde sua razão de existir e, em pouco tempo, as formigas se tornam desorganizadas e morrem.
Grande parte das formigas são onívoras, isto é, nutrem-se com vegetais, animais ou restos de alimentos humanos. As carnívoras comem animais mortos e secreções de insetos vivos. Já as herbívoras se alimentam principalmente de seiva, néctar ou fungos.
As formigas chamadas de "cortadeiras" se alimentam de um fungo que criam no interior dos formigueiros. As folhas que elas cortam e carregam, às vezes por longas distâncias, servem como alimento para esses fungos.
Algumas formigas são carnívoras, ou seja, vivem da caça a outros insetos. ... Em contato com os pulgões, as formigas os estimulam com as antenas e os fazem excretar gotas de um líquido que elas ingerem e armazenam no estômago.
As formigas sentem o cheiro através de suas antenas e se comunicam deixando rastros de feromônio.
Os cheiros dessas guloseimas ajudam, é claro. A formiga que faz a descoberta volta para a colônia raspando o abdômen no chão – o que deixa um rastro de feromônios (as moléculas que esses bichinhos usam para transmitir recados bioquímicos). “As fontes de açúcar normalmente têm localização fixa”, explica Paulo S.
Por mais que as formigas pareçam um ser inofensivo devido ao seu tamanho e, na maioria dos casos, em sua incapacidade de ferir e atacar, a verdade é você JAMAIS deveria comer um alimento com formigas ou um pedaço de qualquer coisa por onde elas tenham passado.
A sacarose sólida que consumimos na forma de açúcar é rica em carboidratos, um dos alimentos preferidos das formigas. ... Daí o porquê das formigas não se interessarem por ela, a sacarina não produz nenhuma energia.
Quando a glicemia (açúcar no sangue) está muito elevada nosso corpo tenta eliminá-la através da urina. A urina então passa a conter um teor maior de glicose, o que pode atrair formigas.
Fazem isso, principalmente no inverno, como forma de proteção contra o frio, proporcionando melhor chance de sobrevivência e de reprodução, perpetuando sua espécie. São espécies de formigas que gostam de eletricidade.
As formigas também costumam ficar dentro da tomada. Nesse caso, você pode usar talco comum sem perfume para espantá-las. Abra a tomada e coloque o talco no local. Se o formigueiro estiver fora da casa, a dica é jogar detergente misturado com água quente.
Uma solução açucarada simples com 10% de açúcar e 0,5% de ácido bórico é a forma ideal para eliminar as formigas. Para essa solução utilize 1 Litro de água, 100 gramas de açúcar e 5 gramas de ácido bórico. Em seguida, aplique a solução nos locais onde as formigas costumam frequentar, deixando que elas se alimentem.
Técnicas para acabar com as formigas
Os alimentos que mais chamam a atenção delas são açúcares, gorduras e carnes. De forma a atraí-las, você pode misturar um pouco desses alimentos com algum inseticida e deixar no lugar onde você vê mais formigas. Mas, não misture muito inseticida, pois elas podem perceber a armadilha.
Confira alguns:
“Colocamos uma cauda de água e cimento nos buracos, nos respiros e nos túneis. Ele vai preenchendo todos os espaços e depois endurece. Retiramos toda a terra e apareceram as estruturas do formigueiro.
Água, vinagre e detergente – Encha um recipiente com capacidade de 500 ml com 400 ml de água, 50 ml de vinagre de maçã e 50 ml de detergente neutro, coloque um borrifador e aplique diretamente no formigueiro.
Controle Químico O uso de produtos químicos é o método mais eficaz para eliminar as formigas cortadeiras. Somente as colônias das saúvas muito jovens podem ser destruídas mecanicamente, por meio de escavação.
Use detergente biodegradável para acabar com as formigas Pode optar também por misturar o detergente com vinagre para combater esta praga. As quantidades a usar destes ingredientes são as seguintes: ½ copo de água, 2 colheres de detergente biodegradável, 2 colheres de vinagre.
Veneno caseiro com água e vinagre branco Adicione em um borrifador 100 ml de água e 100 ml de vinagre branco; Chacoalhe bem e borrife a solução diretamente sobre as formigas.
Somente as colônias das saúvas muito jovens podem ser destruídas mecanicamente, por meio de escavação. Entre as quenquéns, porém, o desafio está na descoberta do local dos ninhos. Se não encontrados, distribua a cada 6 metros, no máximo, iscas granuladas no ambiente.
PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.