São morfemas colocados no final das palavras para indicar flexões verbais ou nominais. Podem ser: Nominais: indicam gênero e número de nomes (substantivos, adjetivos, pronomes, numerais). ... Existem dois tipos de desinências verbais: desinências modo-temporal (DMT) e desinências número-pessoal (DNP).
Desinência Modo Temporal - são as desinências que indicam o modo e o tempo do verbo. Exemplos: falava (-va): desinência que indica o pretérito imperfeito do indicativo.
Radical. O radical é a parte menos variável do verbo, apresentando o seu significado lexical. And- é o radical do verbo andar. Escrev- é o radical do verbo escrever.
Floresta - tirando a palavra "esta", temos novamente a palavra flor e mais uma vez flor é o radical. Florada - de novo flor é o radical, vemos isso se tirarmos "ada".
est
Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um radical (ao contrário do prefixo, que se coloca no início). O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas.
Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo, por exemplo.
Cachorrinho: cachorro + inho. Cachorrão: cachorro + ão.
Significado de Cachorro [Figurado] Homem desaforado, de mau caráter ou mau gênio; indivíduo desprezível; canalha. [Figurado] Criança muito levada; menino traquinas.