Cada rim tem a forma de um grande grão de feijão, medindo em um adulto de 10 a 13 cm, com peso aproximado de 120 a 180g. Os rins estão envolvidos por uma fina membrana, a chamada cápsula renal.
Na borda medial dos rins existe uma fissura vertical, denominada hilo renal, por onde passam estruturas como, ureter, artéria e veia renais, vasos linfáticos e nervos. Estes elementos constituem em conjunto, o pedículo renal.
Os órgãos do sistema urinário são: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
A cápsula fibrosa é um tecido conjuntivo liso e transparente que recobre o rim e mantém o seu formato protegendo-o.
A função da veia renal é receber o sangue após a filtração levada a cabo pelo rim e drena para o sistema da veia cava inferior. São normalmente em número de 2, uma proveniente de cada rim, salvo em casos raros e excepcionais em que podem existir veias supranumerárias.
Uma grande veia que drena o sangue do rim e deságua na veia cava inferior; as veias renais situam-se no topo (anterior) das artérias renais.
Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.
Os seres humanos possuem dois rins, que são glândulas de cor vermelho-escuro, em forma de feijão, localizadas na região posterior do abdômen, atrás do peritônio e ao lado da coluna vertebral, na região lombar. O rim direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo, abaixo do baço.
Corpúsculo renal ou de Malpighi: formado pelo Glomérulo renal (tufo de capilares) e pela Cápsula de Bowman, saco epitelial invaginado que envolve o glomérulo, resultando na formação de dois folhetos, parietal e visceral. Entre os dois folhetos encontra-se o espaço urinífero ou capsular que capta o filtrado glomerular.
O corpúsculo renal é o aparelho de filtração do néfron (nefrónio). Cada corpúsculo é composto por dois elementos principais: o glomérulo e a cápsula glomerular (de Bowman). O glomérulo é uma rede de capilares formados por ramos da artéria renal (arteríolas aferente e eferente). A cápsula glomerular envolve o glomérulo.
Resposta: No parênquima estão as unidades funcionais dos rins - os NÉFRONS. ... Cada rim tem 8-18 cálices menores e 2-3 cálices maiores. O cálice renal menor recebe urina dos ductos papilares de uma papila renal e a transporta até um cálice renal maior.
Filtrado glomerular é o líquido produzido pelo glomérulo durante o processo de filtração glomerular Ao passar pelo glomérulo; água, eletrólitos, glicose, ureia e uma pequena quantidade de proteínas são extraídos do sangue e caem na Cápsula Renal (antiga Cápsula de Bowman), assim seguem para os outros segmentos do ...
RINS -> URETERES -> BEXIGA -> URETRA -> E sai pelo músculo do esfincter.
Assinale a opção que apresenta a ordem correta dos órgãos do sistema urinário até a saída da urina do organismo.
Para que a urina seja eliminada, os rins dependem de algumas estruturas. Dentre elas, o ureter, que anatomicamente termina na: a) Uretra.