Não dê ao seu cachorro aqueles ossos grandes de herbívoros que suportam peso, como o fêmur de vaca e todos os ossos para sopa. Estes são extremamente duros e são especialistas em rachar e quebrar dentes.
Os ossos e carnes crus podem ser fonte de contaminação para os pets e podem prejudicar a saúde oral, inclusive, com quebras de dentes. Por isso, é fundamental levar em consideração os riscos e seguir orientações do médico-veterinário sobre os petiscos ideais.
Posso dar osso ao meu cachorro: ossos crus A maioria dos ossos crus que não foram cozidos são comestíveis para cães. Principalmente os ossos crus de frango, peru, cordeiro ou boi são macios o suficiente para mastigar, comer e digerir.
Não devemos ferver, ferventar, nem cozinhar de leve nenhum osso que será oferecido a nossos cães e gatos. O cozimento altera a estrutura molecular do colágeno dos ossos, ressecando-os, o que torna os ossos ainda mais difíceis de digerir e mais rígidos e perigosos para os dentes.
Os ossos grandes, oferecidos para roer, são chamados Ossos Recreativos, e são dados com a finalidade de promover enriquecimento ambiental, reduzir ansiedade e stress e limpar os dentes. Também devem ser oferecidos crus, e podem ser dados a qualquer pet, até aquele que come ração.
A melhor forma de fazer o cachorro parar de destruir e de morder o que não deve é dar mais oportunidades para ele morder, roer, destruir o que deve. Ou seja, redirecionar o comportamento indesejado para coisas que ele pode morder. E, ao mesmo tempo, não deixar que ele morda, roa, mastigue, destrua coisas que não pode.
Dentre as possíveis razões para esse pequeno surto estão a fome, o tédio e a falta dos donos. Apesar de ser algo bem desagradável, é possível fazer com que o cão mude de comportamento. Em outras palavras, dá para educá-lo para que a atitude indesejada não aconteça outra vez.
Estresse/Tédio Além de revirar o lixo e comer tudo que vê pela frente, provavelmente esse cachorro poderá destruir vários objetos e móveis da casa, assim como panos, plásticos, chinelos e roupas dos seus tutores.
Não tem muito o que pensar, se você vir o seu cachorro engolindo uma meia ou um pedaço dela, peça ajuda de um médico veterinário urgentemente. Mesmo o cão regurgite o item, existe a possibilidade de algum pedaço do pano ter ido parar na barriga do animal e depois ficar preso no estômago.
Para impedir que ele continue mastigando panos, há alguns produtos amargos, vendidos em pet shops, próprios para cães, e que devem ser passados todos os dias no local que o cão está mastigando. Normalmente, há dois princípios nesses produtos: o óleo de Lemongrass ou o Denatônio.
O primeiro passo para ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no local correto é escolher um lugar adequado para ser o banheiro do bichinho. Defina um local que não seja muito próximo do espaço onde o cãozinho irá dormir e se alimentar. Nesse espaço determinado, coloque o tapete higiênico.
O Educador Vet+ Spray serve para indicar o local correto para seu cachorro urinar, trata-se de um Educador Sanitário. Com o seu amigão educado para fazer xixi no lugar certo, seu lar ficará mais higiênico e ira facilitar o convívio do animal com sua família.
Veja como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo:
A maioria dos cães defeca apenas uma vez por dia – afinal, recebem apenas um pote de ração por dia. Mas isso varia de acordo com o porte do cachorro e, principalmente, com a quantidade de comida que ele recebe. Normalmente, é considerado saudável que ele faça essas necessidades até três vezes por dia.
Para a coprofagia (nome correto do ato do cachorro comer fezes), existem vários fatores que podem causá-lo, como fatores enzimáticos, enzimas pancreáticas, pancreatite crônica etc., mas na maioria das vezes são fatores comportamentais, para chamar atenção do dono ou inclusive ansiedade.
Para quem não quer manter o cachorro fechado, o especialista sugere acompanhar os horários em que o cachorro está mais propenso a fazer xixi e cocô, ou seja, 15 a 30 minutos depois das refeições. Perto desses horários, você pode deixá-lo no ambiente que tenha a fralda ou jornal.
DEFINIÇÃO DE DIARREIA A qualidade das fezes pode ser avaliada com o uso de um “escore fecal de filhotes”, ou seja, com uma escala visual de 13 pontos, em que 1 representa fezes líquidas e 13 corresponde a fezes formadas e muito secas7. Essa escala é diferente daquela usada para adultos.
Um cachorro saudável não deve ficar mais de dois dias sem comer. Os cães eram animais caçadore e nem sempre conseguiam alimento. Por isso, têm uma capacidade de ficar em jejum, porém não por muito tempo. Um dos motivos da falta de vontade de comer pode ser o próprio tutor.
Um cão pode comer seu próprio cocô, de seus filhotes ou de outro animal por diversos motivos, inclusive pelo simples fato de achar o sabor bom!