Art. 1º O acondicionamento de cigarros destinados a comercialização, deve ser feito em maço ou carteira de 20 cigarros cada. § 1º A indicação quantitativa deve ser expressa no maço ou carteira da seguinte forma: “CONTÉM 20 CIGARROS”.
Quanto maior a quantidade de carboxihemoglobina (no sangue), menor a quantidade de oxigênio (no sangue). Mas é possível reverter esse quadro em 72 horas. Deixar de fumar por três dias faz com que a quantidade de monóxido de carbono fique igual ao nível de uma pessoa que nunca fumou!
O estudo é o primeiro a mostrar como o fumo afeta o sistema natural do cérebro com produtos químicos chamados opióides endógenos, que também ajudam a acabar com as sensações dolorosas e aumentam as emoções positivas. O sistema também é responsável pela liberação de endorfinas, que produzem a sensação de bem estar.
Um novo estudo publicado na noite desta quarta-feira (24) na revista científica inglesa "BMJ" mostra que fumar apenas um cigarro por dia está associado a um risco de doenças cardiovasculares maior do que o esperado: cerca de metade do risco de se fumar 20 cigarros por dia.
E, como se vê, os fumantes mais ativos não costumam apresentar o peso saudável. Um fato menos conhecido é que, embora o cigarro aumente o metabolismo, fumantes que consomem mais de 25 cigarros por dia têm mais tendência ao sobrepeso ou à obesidade do que aqueles que fumam menos.
A dependência física começa quando o hábito atinge uma freqüência preocupante – cerca de cinco cigarros por dia – e a nicotina passa a estar constantemente presente no sangue, em geral, depois de anos e milhares de cigarros fumados.
Como identificar alguns sinais/sintomas da dependência
Bem não. Existe entre 0,65 e 1 grama de tabaco em um cigarro apagado, que inclui algo entre 7,5 e 13,4 miligramas de nicotina, de acordo com testes realizados no Laboratório de Endocrinologia Comportamental da Penn State University.
"Acreditamos que esse impacto deva acontecer em um prazo mais longo porque o câncer de pulmão é uma doença lenta. Quem começa a fumar agora, vai ter mais riscos em 25 ou 30 anos."
Outro tipo de câncer relacionado ao tabagismo é o de bexiga, um dos mais agressivos e letais tumores malignos. Fumantes têm uma chance 440% maior de desenvolvê-la, enquanto ex-fumantes têm 250%. O tabaco contém agentes cancerígenos, que são excretados pela urina, passando por todo o sistema urinário.
O tabagismo tem relação com vários tipos de câncer além do de pulmão, como: cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo do útero e leucemias. E é responsável por cerca de 30% das mortes por câncer 3.
O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, radiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas).
“O uso crônico pode levar a lesões e irritação da mucosa nasal. O rapé também apresenta os mesmos malefícios do cigarro, ou seja, ele pode causar câncer.