Caderno
As vivências, explorações, descobertas e brincadeiras na natureza colocam a criança em contato com as forças vitais dos quatro elementos – terra, água, ar e fogo. ... As brincadeiras com a terra estimulam a curiosidade infantil. A criança quer investigar e conhecer o interior das coisas, aquilo que se encontra oculto.
A natureza, no sentido mais amplo, equivale ao mundo natural, mundo físico ou mundo material. ... Esse conceito mais tradicional de "natureza" implica uma distinção entre os elementos naturais e artificiais da Terra, sendo o artificial aquilo que foi trazido à existência por uma consciência humana ou uma mente humana.
Aumenta a criatividade Em contato com a natureza, as crianças se sentem mais livres e mais à vontade para deixar a imaginação correr solta. A natureza é considerada fator favorável à imaginação infantil e potencializa a criatividade das crianças.
A natureza fornece ao ser humano desde elementos básicos para a vida (água, alimento, energia, ar puro) até oportunidades para recreação, inspiração e benefícios psicológicos e espirituais.
O contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. Pesquisas indicam que quando esse contato não é suficiente, os impactos vão desde a obesidade infantil até a depressão. Medidas simples evitam e podem até reverter o que já é conhecido como “síndrome de déficit de natureza”.
Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. ... A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem.. Os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza.
A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso rganismo precisa de 4 litros de água por dia. A água também é usada para preparar mamadeiras, comidas e sucos.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
A água é fundamental para o transporte de substâncias, como o oxigênio, nutrientes e sais minerais, pois faz parte da composição do plasma sanguíneo. Além de levar nutrientes para as células, a água proporciona a eliminação de substâncias para fora do corpo.
Consumo Doméstico – A água é usada em inúmeras atividades cotidianas e na higiene pessoal. Ela serve para tomar banho, lavar louças e roupas, fazer comida e para matar a sede. Indústria – As fábricas utilizam água em processo de limpeza e resfriamento de máquinas.
Resposta. Resposta: Se a natureza é destruída, nossos recursos naturais também são destruídos, e nossa qualidade de vida piora.
Dentre os exemplos de impactos positivos, podemos citar a recuperação de áreas degradadas, a criação de áreas de preservação ambiental e o plantio de mudas de espécies que anteriormente existiam em uma área. Entretanto, não podemos nos esquecer de que normalmente a ação do homem provoca danos ao meio ambiente.
Das opções abaixo, a que não representa um impacto ambiental é: Chuva ácida. Assoreamento dos rios. Desertificação. Mobilidade urbana
As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.
Indica se o impacto ambiental é direto ou indireto, da seguinte maneira: impacto direto - resultante de uma simples relação de causa e efeito; impacto indireto - resultante de uma reação secundária em relação à ação, ou quando é parte de uma cadeia de reações.
Quase três séculos se passaram desde a Revolução Industrial, porém a questão ambiental começou a ser levantada somente no final da década de 1960 e início da de 1970.
A preocupação com o meio ambiente é algo recente, sendo que tornou-se objeto de visibilidade publica a partir da conscientização ambiental crescente em esfera global.