Um dos métodos mais difundidos entre os profissionais da enfermagem, a fim de garantir a segurança do paciente na administração do medicamento, é conhecido como 9 Certos.
Tais itens devem ser sistematicamente verificados a cada administração medicamentosa:
Para garantir a segurança do paciente durante a administração de medicamentos, a Enfermagem deve utilizar os noves certos, sendo eles: Medicação certa; Paciente certo; Dose certa; Via certa; Horário certo; Registro certo; Ação certa; Forma farmacêutica certa e Monitoramento certo.
Entre as principais estratégias que podem ser aplicadas para garantir a segurança do paciente na prática medicamentosa, está aquela conhecida como regra dos “nove certos”: 1 – usuário certo; 2 – dose certa; 3 – medicamento certo; 4 – hora certa; 5 – via certa; 6 – anotação certa; 7 – orientação ao paciente; 8 – ...
Seja no início ou no fim do processo, os erros mais comuns praticados nas instituições de saúde são:
O farmacêutico deve avaliar: indicação; contraindicação; duplicidades terapêuticas; alergias; compatibilidade físico-química e farmacológica; dose; concentração; via, velocidade de infusão e horários de administração; interações medicamentosas que tenham significância clínica; e alertas para nomes semelhantes.
O médico prescreve um determinado medicamento porque sabe que vai tratar sua condição de forma específica. No entanto, este medicamento será mais eficaz, se você seguir os horários de administração de acordo com o prescrito. Sempre converse com seu médico antes de alterar o horário de tomar as medicações.
Para escolher o horário de tomar medicamentos de 6h em 6h temos apenas uma opção: 6h, 12h, 18h e 00h. Se precisar encaixar com medicamentos de 12h em 12h e de 8h em 8h, organize assim o primeiro comprimido do dia: 6h para o de 6h em 6h, 7h para o de 8h em 8h, 8h para o de 12h em 12h.