Em caso de infecção intestinal bacteriana infantil, e em casos especiais, o tratamento pode também ser feito com antibióticos, sempre receitados pelo pediatra:
Gastroenterite refere-se a uma irritação e inflamação do tubo digestivo, incluindo o estômago e o intestino. As causas mais comuns são agentes virais, bactérias, parasitas e as intoxicações alimentares, e as queixas mais comuns são a diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas e vómitos.
O tratamento da gastroenterite envolve muito repouso e reposição de líquidos com sais de reidratação oral ou soro caseiro, água e água de coco. A alimentação deve ser leve e de fácil digestão para oferecer os nutrientes necessários, sem provocar vômito ou diarreia.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de diarreia infantil são:
Alguns dos remédios caseiros que ajudam a hidratar e nutrir o corpo durante uma diarreia são:
Entre as possibilidades de remédios para dor de barriga e diarreia feitos em casa, podemos citar:
Como tratar a dor de barriga Os sintomas de dor e enjoo podem ser controlados com remédios como analgésicos, antiespasmódicos e antiemético, como dipirona, Buscopan e Plasil. O soro deve ser bebido enquanto durar a diarreia, na quantidade de 1 copo após cada evacuação.
Outra razão que faz com que o leite e seus derivados não sejam indicados para os pacientes com diarreia é o fato de que a presença da lactose no intestino grosso aumenta a retenção de água pelo órgão, contribuindo para a piora dos sintomas e para um aumento significativo das cólicas intestinais.
Olá! Não existe contraindicação ao uso de cuscuz de milho em caso de diarréia. O importante é que você observe a interferência do consumo de cuscuz de milho na característica das suas fezes.
Os líquidos ricos em amido, diferentemente dos sucos doces, tendem a diminuir os vômitos, reduzir a quantidade de líquido perdida e acelerar a recuperação. Alimentos que você deve comer se tiver diarréia: *Cereais (farelo de trigo e/ou aveia), banana, arroz, tapioca, raízes, como cenoura e batata.
Quando se está com diarreia, as refeições devem ser leves, fáceis de digerir e em pequenas quantidades, utilizando alimentos como canja, purê de legumes, mingau de maizena e frutas cozidas, por exemplo.
Alimentos permitidos: Sólidos: arroz, carne, frango, canja, batata, fubá, maisena, mandioquinha, biscoito de polvilho, macarrão, pão, bolacha água-e-sal, gelatina, maçã, banana-maçã.
Biscoito salgado. Alimentos com baixo teor de fibra são usados quando você está com diarréia, e é por isso que a Mayo Clinic recomenda que mordisquem esses biscoitos, também conhecidos como “bolacha de água e sal”.
Biscoitos são boas opções para comer durante a gastrite Mas atenção! Em momentos de maior crise, como no início do tratamento, só estão liberadas os biscoitos tipo “água e sal”. Já as do tipo cream cracker, “Maria” ou maisena, podem ser incluídas quando o quadro melhorar.
O biscoito de polvilho é bastante consumido por quem está de dieta, por ter baixo teor calórico, mas é preciso cuidado, uma vez que o petisco também possui muito sódio. Por terem baixo teor calórico, o biscoito de polvilho é bastante consumido por quem está encarando uma dieta.
MITO: A pessoa com diabetes não pode comer pão francês, cuscuz ou tapioca, tem que trocar tudo por biscoitos tipo água e sal ou cream cracker.
Existem 120 calorias em Biscoito de Polvilho (25 unidades).
Ela indica o consumo máximo de meio pacote médio de biscoito (o equivalente a 50 g por dia), de preferência no meio da manhã ou como lanche da tarde – ou seja, entre duas das principais refeições. É importante nunca comer mais que a porção diária.
Ideia comum a muitos que querem perder peso, trocar pão por biscoito água e sal ou cream cracker é um erro, segundo nutricionistas e um teste da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste).
Água e sal e cream cracker engordam mais do que pães.