Medidas do banheiro A NR24 estabelece que os estabelecimentos devem contar com instalações sanitárias que disponibilizem mictórios, vasos sanitários, chuveiros e lavatórios nas proporções mínima de um conjunto para cada 20 trabalhadores ou fração.
24.
O consenso comum diz que é preciso 1 banheiro para cada 50 pessoas.
Para calcular o número de sanitários, basta dividir 670 por 50 = 13,4. Nesse caso, arredondamos para um número inteiro de 14 sanitários e dividindo por 2, sendo 50% para o sexo masculino e 50% feminino, chegando a um total de 7 instalações sanitárias por sexo.
Um banheiro de 2,70m x 1,30m é pequeno, mas funcional, desde que o box tenha 90cm x 1,30m. Os espaços laterais das privadas devem ter, no mínimo, 30cm, para que as pessoas circulem. Já o intervalo entre o vaso sanitário e a parede da frente deve ser de pelo menos 60cm e a bancada precisa ter, em média, 80cm x 50cm.
Para fazer as contas, você precisa definir a quantidade de pessoas por metro quadrado. Funciona assim: em um m² é possível acomodar de 3 a 9 pessoas em pé, sendo que 3 é o número para uma deslocamento tranquilo, sem esbarrões.
4 dicas essenciais para montar um banheiro pequeno e funcional
Mas, em imóveis prontos, geralmente as passagens são menores: 70 cm em quartos e 60 cm em banheiros.
Uma boa dica para banheiros pequenos é utilizar o mesmo revestimento no piso e nas paredes. A continuidade de material integra o ambiente e promove a sensação de amplitude do espaço, alongando-o.
Tamanho de um banheiro pequeno
O custo médio de mão de obra para construir um banheiro é de cerca de R$ 5.
Exemplo: Se o banheiro tiver 4 paredes, todas com 2 metros de largura, e a altura do ambiente for de 2,5m, a área total de paredes seria de 8 metros x 2,5 metros, ou seja, 20 m². Desse valor é preciso tirar o espaço de uma porta de 0,8m por 2m que existe em uma parede e de uma janela de 1m por 0,5m que existe em outra.
90cm
Outra dica são os tons amadeirados, além de muito bonitos, eles criam uma sensação de aconchego incrível no ambiente. Por fim, complete a decoração com detalhes que ajudam a valorizar ainda mais o lavabo, como plantas, spots e fitas de led – que podem ser colocadas atrás ou embaixo dos móveis e do espelho.
4 m²
Nas laterais, deverá deixar espaço tanto quanto o necessário para se colocar os objetos desejados. Ou seja, numa bancada de 80 cm, por exemplo, o ideal é que a sua cuba tenha 40 cm de largura, deixando 20 cm livre de cada lado.
A altura de bancada de cozinha padrão é a 92cm do chão, que é uma altura boa para qualquer adulto. As pessoas mais altas se abaixam um pouco, e as mais baixas conseguem alcançar tranquilamente. A profundidade ideal é em torno de 65cm, mas existem modelos de bancadas a partir de 50cm.
Em geral, as medidas de uma pia de cozinha são 1,20m, 1,50m e 2 metros. Existem também modelos de pia de cozinha pequena e grande, sendo maior ou menor do que as medidas acima indicadas. O importante é que você tenha em mãos esses valores e escolha um modelo que esteja de acordo.
Cubas de Cozinha Simples 34 cm a 35 cm.
As cubas tradicionais, são ideais para compor com elegância e praticidade os mais diversos projetos de cozinha, se adaptando a qualquer espaço para os afazeres do dia a dia. As peças são oferecidas em três opções de tamanhos, cuba 1, 2 e 3, com profundidade e acabamentos variados.
2 Tramontina Lavínia Prime Em Aço Inox Alto Brilho 56 X 34 X 17 Cm Sem Válvula.
Cuba Número 1 Retangular 47,5x30,5x17 Alto Brilho com Válvula de 4.
A bancada do banheiro deve ter uma profundidade mínima de 50 cm, assim vai comportar a maioria das cubas. Quanto à largura, reserve uma área de sobra de 40 a 50 cm na bancada em relação à cuba. Já a altura deve ser de 90 cm.
“As torneiras ideais para essa cuba devem ser de parede ou um modelo bica alta. Vale ressaltar que para esse modelo a altura da bancada deve ser mais baixa que o comum”, adverte a profissional. É indicada para banheiros maiores, exigindo espaço na bancada.
louça
Os gabinetes de vidro são uma ótima escolha para quem busca qualidade, durabilidade no material e praticidade. Eles são mais resistentes a água, além de serem práticos na hora de fazer aquela limpeza rápida e manter o banheiro limpo no dia a dia.
Em relação à manutenção, a cuba de embutir é considerada como mais fácil de limpar. Isso porque na cuba de sobrepor as bordas podem acumular umidade ou alimentos, por isso precisam ser sempre limpas. Porém mesmo as de embutir precisam de algum cuidado de limpeza também, na junção com a bancada.
Mármore O mármore