ESPERMICIDA. Espermaticida ou espermicida é uma substância química que imobiliza e destrói os espermatozoides durante o ato sexual. Os espermicidas podem ser em creme, géis, supositórios, sprays e espumas. Esses tipos de espermicidas devem ser introduzidos dentro da vagina antes da relação.
Espermicida
É um método de eficácia muito baixa, quando usado sem outro método anticoncepcional. Em uso comum, de cada 100 mulheres usando o método no período de um ano, 21 poderão engravidar. Quando usado corretamente em cada relação sexual, de cada 100 mulheres usando o método no período de um ano, 16 poderão engravidar.
O método do calendário, também conhecido como tabelinha ou método Ogino Knaus, consiste em evitar relações sexuais durante o período fértil. Para isto, deve-se calcular o início e o fim do período fértil, baseado no calendário menstrual. O método do calendário baseia-se nas últimas 12 menstruações.
Podemos dizer que a única forma 100% garantida de não engravidar é a abstinência. Porém como nem todos são adeptos a ela, então o ideal é adotar outras formas menos eficientes como os preservativos e também contracepção hormonal como a pílula por exemplo. Elas se tomadas corretamente são eficazes em até 99% das vezes.
Assim, nestes casos, se a mulher não desejar engravidar, ela pode tomar a pílula do dia seguinte até ao máximo de 72 horas após o contacto íntimo. No entanto, a pílula do dia seguinte nunca deve ser usada como método contraceptivo, devido aos seus efeitos colaterais e porque a sua eficácia diminui a cada utilização.
Confira os 7 fatores que podem diminuir as chances de uma mulher engravidar. Até a profissão pode ser um impecilho!
A pílula combinada (progesterona e estrógeno) é o método contraceptivo mais utilizado por brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde. Também é o meio mais seguro para evitar a gravidez, com 99,7% de eficácia, de acordo com a ginecologista e obstetra Leryane Marques Blaszkowski.
O implante anticoncepcional é atualmente o método contraceptivo com a maior taxa de eficácia, com cerca de 99,95% de sucesso.
Saiba como tomar o anticoncepcional. Apesar de existirem diversos métodos contraceptivos, o método mais eficaz e recomendado é o uso da camisinha na relações sexuais, isso porque além de evitar a gravidez indesejada também previne infecções sexualmente transmissíveis.
Em geral, os métodos que utilizam hormônios para impedir a ovulação – e, por conseqüência, a gravidez – são considerados os mais confiáveis. A pílula anticoncepcional, por exemplo, tem eficácia superior a 99% quando tomada corretamente.
Esse método contraceptivo é o mais recomendado, enquanto a pílula tem um índice de falha de 6%, o do DIU fica entre 0,2% e 0,8%. O DIU fica alojado dentro do organismo da mulher, por até 5 anos (no caso do DIU Mirena) ou 10 anos (no caso do DIU de cobre).
“Os métodos comportamentais e o diafragma, mesmo se usados corretamente, têm índice de eficácia menor que os outros. Já o preservativo tem eficácia semelhante aos métodos hormonais, se usado de forma correta”, pontua o Dr. Edison.
Anote em um calendário o primeiro dia da menstruação. Marque em azul os dias em que você tem menos chances de engravidar: entre o 1º dia e o 9º dia da menstruação. Lembre-se: conte sempre a partir do 1º dia da menstruação. Marque em vermelho os dias em que você provavelmente estará mais fértil: do 10º ao 19º.
Uma mulher só pode engravidar se tiver relações sexuais nos dias que antecederem à ovulação, e inclusive no dia da própria ovulação (quando o óvulo é liberado do ovário). O primeiro dia de menstruação de uma mulher é o primeiro dia do ciclo menstrual dela e é muito improvável que ela ovule nesse período do ciclo.
EFICÁCIA COM O USO TÍPICO A tabelinha é totalmente controlada por você. Existe muita margem de erro e nós não somos perfeitas. Seu ciclo menstrual pode ser irregular por diversos fatores; portanto, mesmo que o seu planejamento seja perfeito, a tabelinha é o método anticoncepcional menos eficiente.
“Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer, especialmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação”. Depois da ovulação, a gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou as trompas de falópio, não podendo ser fecundado.
Então a ovulação ocorrerá cerca de 14 dias antes da menstruação (numa mulher que ovule). Numa mulher com ciclos de 28 dias será sensivelmente a meio, ou 14º dia.
Nas mulheres que têm um ciclo menstrual regular, de 28 dias, o período fértil inicia-se no 11º dia, a partir do primeiro dia em que ocorre a menstruação e dura até ao 17º dia, sendo esses os melhores dias para engravidar.
Você fica mais fértil quando ocorre a ovulação, cerca de 10 a 16 dias antes da próxima menstruação. A ovulação pode ocorrer mais cedo quando você tem um ciclo curto. O espermatozoide pode sobreviver em seu organismo por até 5 dias e pode fecundar o óvulo assim que ele é liberado.
Sim. Engravidar estando menstruada é raro, mas não é impossível. Tecnicamente falando, a gravidez nunca ocorre na menstruação, mas sim poucos dias depois do fim da mesma. O que ocorre é que os espermatozoides podem sobreviver no útero e nas trompas da mulher por até 7 dias.
Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer, especialmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação.
O melhor período para engravidar é entre 11 a 16 dias após o primeiro dia da menstruação, que corresponde ao momento que antecede a ovulação, por isso, o melhor momento para ter a relação é entre as 24 e 48 horas antes da ovulação.
Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias. Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data.
Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.
É possível engravidar em qualquer momento do mês. O dia anterior à ovulação e o dia da ovulação em si são os seus dois dias mais férteis. Depois que o óvulo se for (normalmente um dia após a ovulação), você não poderá engravidar até depois que o próximo ciclo menstrual inicie.