O tecido ósseo apresenta três tipos de células especializadas: os osteócitos, osteoblastos e osteoclastos. Observe os tipos celulares presentes nos ossos. Osteoblastos: são células cuboides ou ligeiramente alongadas relacionadas com a síntese da porção orgânica da matriz óssea.
A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
Quanto às células ósseas, assinale a correta: Osteoblasto são células ósseas maduras derivadas de osteócitos. Osteócitos são células ósseas com a função de fazer a reabsorção óssea.
Sobre o tecido ósseo é correto afirmar que: Os osteoclastos secretam enzimas que atuam sobre a matriz óssea para liberar cálcio. Os osteoblastos produzem e secretam a matriz óssea. O cálcio dos ossos esta em intercambio constante com o cálcio dos líquidos extracelulares.
Os osteoclastos estão relacionados com a destruição da matriz óssea e a reabsorção do tecido.
Os osteoblastos são células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz.
Os leucócitos ou glóbulos brancos,que são células de defesa integrantes do sistema imunitário, hemácias que são responsáveis pelo transporte de oxigênio,e plaquetas responsáveis pela coagulação do sangue.
Na maioria dos vertebrados o sangue é formado pelo plasma (parte líquida do sangue que contém diversas substâncias), hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas (fragmentos celulares).
O tecido sanguíneo é formado pelo plasma, substância formada principalmente por água e proteínas, e três tipos de elementos figurados.
Este tecido tem, basicamente, a função de transportar substâncias dentro do organismo. ... No sangue distinguem-se duas partes: uma líquida, o plasma e, uma sólida, formada pelos elementos figurados.
O sangue é composto pelo plasma e pelos elementos celulares, que incluem células sanguíneas e fragmentos celulares. O plasma, que é a matriz líquida do sangue, corresponde a 55% do volume sanguíneo, enquanto os elementos celulares ocupam, aproximadamente, 45% desse volume.
Composição do sangue: plasma, hemácias, leucócitos, e plaquetas. O sangue humano faz parte do sistema circulatório, formado também pelo Coral vasos sanguíneos. Sua principal funçao e a distribuição dos nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células do corpo humano.
Uma das funções básicas do sangue é o transporte de substâncias, das quais destacam-se:
Os elementos figurados do sangue são: Os glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos - que servem para transportar gases, como o oxigénio e o dióxido de carbono; Os glóbulo brancos ou leucócitos - que servem para defender o organismo contra corpos invasores; As plaquetas - que servem para coagular o sangue quando há um ...
Resposta. Defesa imunológica é Glóbulos brancos,coagulação são as plaquetas,e o transporte de oxigenio de gás carbonico são os glóbulos vermelhos.
Os glóbulos vermelhos ou eritrócitos são as células responsáveis pelo transporte do oxigénio e pela cor vermelha do sangue. Contêm hemoglobina, que é uma proteína que liga o oxigénio para que possa ser transportado no sangue.
Uma baixa contagem de glóbulos vermelhos causa anemia, fadiga e palidez. Uma quantidade abaixo do normal de plaquetas pode resultar em hemorragias e hematomas. E a deficiência de glóbulos brancos saudáveis faz com que o corpo não tenha como se defender de infecções, vírus e bactérias.
As hemácias, ou glóbulos vermelhos, ou ainda eritrócitos são células presentes no sangue, constituídas basicamente por hemoglobina e globulina, cuja função é levar oxigênio às células. A quantidade de hemácias no sangue pode ser verificada através do hemograma.
Função no organismo humano As hemácias são responsáveis, principalmente, pelo transporte de oxigênio pelo organismo. Os leucócitos são células relacionadas com a proteção do nosso organismo. Existem diferentes tipos de leucócitos, cada qual atuando de uma forma para garantir a proteção do organismo.
As plaquetas correspondem a um dos fragmentos celulares, também denominados trombócitos, presentes no sangue de mamíferos, tendo origem a partir de células da medula óssea (megacariócitos). A principal função das plaquetas está relacionada à formação de coágulos, auxiliando de forma indireta na defesa do organismo.
a) Os glóbulos vermelhos, também chamados de eritrócitos ou hemácias, são células anucleadas que possuem uma cor vermelha por causa do pigmento de hemoglobina que possuem. A função dos glóbulos vermelhos é carregar oxigênio e gás carbônico para todas as partes do corpo.