Nos 202 anos de emancipação de Alagoas, Rodrigo Cunha diz que é necessário um 'parto social' O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) comemorou em Plenário, nesta segunda-feira (16), o aniversário de 202 anos de emancipação política do estado de Alagoas.
A separação de Maceió da vila de Santa Maria Madalena de Alagoas do Sul (Marechal Deodoro) e sua elevação à condição de vila se deram através do Alvará-Régio de 5 de dezembro de 1815, assinado por Dom João VI. Um ano depois, Maceió é elevado de fato à condição (.
O Alagoas (AL) é um estado brasileiro localizado na região Nordeste do país, fazendo divisa com Pernambuco, ao norte; com o Sergipe, ao sul; e com a Bahia, a oeste; sendo banhado a leste pelo Oceano Atlântico.
A autonomia de Alagoas ocorreu em 1706, quando foi elevada a comarca e, em 1817, a capitania. O estado ganhou a primeira Constituição em 11 de junho de 1891.
Formação Histórica - A região onde hoje se encontra o Estado de Alagoas foi invadida por franceses no início do século XVI, sendo retomada pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, que organizou duas expedições e percorreu a área fundando alguns vilarejos, como o ...
Pedro Álvares chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500… em Alagoas, mais precisamente no litoral sul alagoano, nas falésias de Coruripe. É o que o diz Jayme de Altavila, em sua História da civilização alagoana, publicada originalmente em 1938.
Lista de governadores de Alagoas
As famosas lagoas que inspiraram o nome do nosso Estado distribuem-se em três tipos de paisagens: Lagoas do Litoral – Mundaú, Manguaba e Jequiá Lagoas da Margem do São Francisco – Tororó, Santiago, Jacobina, entre outras.
Na região, existem diversas lagoas e rios e a Lagoa de Jequiá é a maior, em extensão, de Alagoas, e segundo maior do estado, atrás apenas de Manguaba. Além das águas doces e agradáveis, o local é repleto de belezas naturais que encantam a todos que o visitam.
lagoa Manguaba
A letra do nosso hino oficial, por ele escrita em fevereiro de 1894, a pedido do Governador Gabino Besouro, foi adotado como hino do estado de Alagoas em 6 de junho seguinte, pelo Decreto nº 57, juntamente com sua música, de autoria do maestro Benedito Raimundo d Silva.
Tu, liberdade formosa, Gloriosa hosana entoas: - Salve, ó terra vitoriosa, - Glória à terra de Alagoas!
Com sete estrofes, a obra foi escrita em 1867 para celebrar o aniversário do imperador Dom Pedro II. O pesquisador Felipe Rissato, que reside em Belém do Pará, descreve a seguir, com mais detalhes, como foi o processo que resultou no achado da composição e o que ela representa para o país.
– A estrela prata, é uma tradição da heráldica brasileira e seu significado simbólico faz referência ao hino de Alagoas, demonstrando o estado como uma “estrela radiosa que reluz ao sorrir das manhãs…”, e quer dizer também que Alagoas é uma das unidades da Federação Brasileira.
Ele foi o autor da música do Hino de Arapiraca, em parceria com o professor Pedro de França Reis, autor da letra. O maestro Nelson Palmeira, morreu em Arapiraca em 16 de janeiro de 1995. Ele foi saxofonista da Banda e Orquestra da Polícia Militar de Alagoas.
Segundo uma tradição popular, a palavra Arapiraca tem origens indígenas e significa: "ramo que arara visita". Porém, de acordo com o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro, a palavra "Arapiraca" originou-se do termo tupi arupare'aka, que significa "farpas".
As cores da Bandeira representam: Verde - os campos fumageiros; Amarelo - a riqueza legada pelo fumo; Branco - a paz e o caráter do povo.
As cores das faixas (vermelho, branco e azul), escolhidas por estarem presentes no brasão estadual, remetem à tricolore, simbolizando os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.
Orlando Augusto da Silva
Arquivo contendo o mapa das Regiões Geográficas Intermediárias de Alagoas no formato PNG. A Região Geográfica Intermediária de Maceió é composta pelas seguintes Regiões Geográficas Imediatas: Maceió, Porto Calvo-São Luís do Quitunde, Penedo, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Atalaia.