Na prova de solo, giros, saltos, passos e movimentos acrobáticos são realizados pelos dois grupos. Eles não podem ultrapassar o limite da quadra em forma de quadrado com 12 metros de lado. Os homens têm 70 segundos para realizar os movimentos. Já as mulheres, têm 90 segundos.
Ginástica nos Jogos Olímpicos de Verão de 1976 - Individual geral feminino
Significado: Em sânscrito significa “espírito de luz”. Considerado também como diminutivo do nome russo Nadejda, esperança. Variação: Nadine. Personalidade: Nadia Comaneci (1961), ginasta romena.
Nadia Elena Comăneci (Onești, 12 de novembro de 1961) é uma ex-ginasta romena, que disputou a modalidade artística e é ainda hoje tida como um ídolo mundial esportivo. ... Fugida do regime comunista da Romênia, radicou-se nos Estados Unidos e tornou-se cidadã norte-americana.
Naquele 18 de julho de 1976, ela finalizava uma série com execução impecável, na qual combinou com perfeição sua graça corporal a uma técnica jamais vista. Foi a primeira nota dez da história da ginástica artística. Foram menos de 20 segundos de série, mas eles seguem sendo lembrados e admirados quatro décadas depois.
Momento histórico. A grande estrela dos Jogos no Canadá foi uma ginasta da Romênia chamada Nadia Comaneci. Com apenas 14 anos, ela assombrou o planeta com uma apresentação magnífica nas barras assimétricas e se tornou a primeira atleta em toda a história a receber nota máxima na ginástica artística.
Kohei Uchimura
A ordem dos exercícios é decidida pela Federação Internacional de Ginástica. Para os Jogos Olímpicos essa ordem é corda, bola, maças e fita e para as outras competições de ginástica rítmica é corda, arco, bola, maças e fita.
As argolas fazem parte da disputa masculina. A área de apresentação é composta por duas argolas circulares de 18cm de diâmetro, suspensas na extremidade de cabos – de 3m de comprimento e distantes 50cm, afixados a uma estrutura metálica com 5,8m de altura. As extremidades das argolas ficam posicionadas a 2,8m do solo.
Ser ginasta requer força mental e agilidade física....Dedique sua vida para a ginástica.
A trave olímpica ou trave de equilíbrio - popularmente chamada de trave - é um aparelho da ginástica artística, presente em todas as competições oficiais de senhoras.
Os aparelhos (provas) femininos são a trave, o solo, o salto sobre a mesa e as barras assimétricas. Tais aparelhos, durante as apresentações femininas, colocam maior ênfase na vertente artística e de agilidade.
Ginástica artística As provas femininas são exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio. Alguns ginastas são treinados para todos os tipos de provas. Nesse caso, os homens participam de todas as provas masculinas e as mulheres competem nas quatro provas femininas.
A ginástica rítmica desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais através da combinação musical, teatral e técnica que transmite, acima de tudo, satisfação estética aos que a assistem.
Neste esporte o ginasta deve fazer saltos e acrobacias no ar, pulando em uma cama elástica (trampolim). Os saltos podem atingir cerca de seis metros de altura. Os ginastas são avaliados (ganham pontos) por jurados, de acordo com o nível de dificuldade, acrobacias e permanência no ar.