A Universidade Federal do Amazonas possui, em sua rede de ensino, 109 cursos de graduação, 40 de strictu sensu e dezenas no latu sensu, além de 645 grupos de pesquisa. De acordo com dados de 2013, a universidade possuía 25 000 estudantes e 2 700 servidores naquele ano.
Dom Pedro
Platão
No Brasil, a universidade mais antiga é a universidade de Manaus que foi criada em 1909, sendo hoje chamada de Universidade Federal de Manaus. Naquela época já havia algumas instituições de ensino superior no Brasil até antes da Universidade de Manaus, mas nenhuma era considerada universidade antes de 1909.
O Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto no Brasil por um motivo bem especial. Foi nessa data em 1827 que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país, por decreto de D. Pedro I: Ciências Sociais e Ciências Jurídicas – pelo mesmo motivo, hoje também é comemorado o Dia do Advogado –.
Isto acontecia pois os cursos superiores eram extremamente caros. Até o Século XIX nem sequer havia universidades no Brasil, de modo que as pessoas precisariam ir para a Europa para estudar (o que servia para aumentar os custos).
Foi com base nestes debates que o governo provisório de Getúlio Vargas promoveu (em 1931) ampla reforma educacional, que ficou conhecida como Reforma Francisco Campos (primeiro Ministro da Educação do país), autorizando e regulamentando o funcionamento das universidades, inclusive a cobrança de anuidade, uma vez que o ...
Como criações eclesiásticas, isto é, que nasceram de iniciativa da Igreja Católica, as universidades, de certo modo, originaram-se como extensões dos colégios episcopais, nos quais os jovens estudantes aprendiam o domínio das sete artes liberais, que eram a base da educação da Idade Média.
Com a chegada da internet nas casas brasileiras, as instituições de ensino superior começaram a enxergar um novo mercado educacional, e com a reforma educacional, em 1996, instaurada pela Lei nº 9.
Evolução do EAD no Brasil A internet deixou a educação a distância muito mais atrativa para os brasileiros. Nos últimos 20 anos a procura e oferta por cursos de EAD cresceu muito mais do que o esperado. Foi também neste século que as instituições brasileiras.