Raios UVB: Raios Ultravioleta B são os responsáveis pelas queimaduras e vermelhidão no corpo após a exposição ao sol. São mais fortes nas estações mais quentes do ano e aparecem das 9h as 16h. ... Raios UVC: Eles não chegam até nós, são bloqueados pela camada de ozônio, portanto não são prejudiciais à saúde humana.
Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.
Como prevenir
Devido à exposição solar, os raios solares passam pela córnea, agridem nossa retina e, por fim, o cristalino. Vale lembrar também que esses efeitos são cumulativos e sentidos a longo prazo. A tendência é desenvolver alguns sintomas com o passar do tempo. Além disso, existem dois tipos de raios UV.
A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. ... A radiação UV-B é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera e sua parcela que chega à Terra é responsável por danos à pele.
Uso
Para obter um bronzeamento rápido, bonito e natural, devem-se seguir as dicas:
cidade de São Paulo
As nuvens não impedem os raios solares de alcançarem a Terra, por isso, o processo de bronzeamento quando está nublado não é tão diferente de se bronzear em um dia ensolarado. ... Lembre-se de que o bronzeamento é uma forma de lesão na pele, portanto, tente não fazê-lo com muita frequência e use sempre protetor solar.
Mas mesmo em um dia nublado com o sol entre nuvens é possível obter os benefícios de seus raios. Deixe braços e pernas à mostra e se exponha ao sol por pelo menos 20 minutos sem protetor solar – para isso, prefira os horários pela manhã ou no final da tarde.
Dias nublados também podem deixar a pele queimada “Mesmo em dias nublados existe radiação solar UVA e UVB e é quando as pessoas se queimam mais, por acharem que não é necessário usar protetor solar”, afirma a dermatologista Marcela Benez.
Algumas dicas para garantir o bronzeado sem que seja necessário ficar exposto ao sol são:
Há uma faixa de horário em que tomar banho de sol não é recomendado, pois sua ação pode ter efeitos negativos na derme, causando envelhecimento celular e até câncer de pele. Dermatologistas indicam que os melhores momentos para pegar um bronze são antes das 10 horas e depois das 16 horas.
O tempo de bronzeamento da pele vai depender muito da cor original do paciente. Mas a Drª Tatiana esclarece: “Em média, uma exposição de 30 minutos por sete dias já garante um excelente bronzeado!”, garantiu. Além disso, o novo tom só vai começar a aparecer até 72 horas após a primeira exposição solar.
21 dias
O processo total dura de 40 minutos a 1 hora, a depender do tom de pele da cliente. “Durante esse tempo, a cliente recebe suco natural de fruta, que serve para estimular a melanina, água de coco e água.
Compre um produto que seja de amplo espectro, que protege tanto dos raios UVA quanto dos raios UVB. Dermatologistas recomendam que o FPS (fator de proteção solar) seja no mínimo 15, mas pessoas com a pele clara demais devem usar algo mais potente (a partir do 30). Reaplique.
Para bronzear rápido Em um recipiente, coloque uma colher de sopa de urucum e uma colher de sopa de margarina; Leve ao micro-ondas por cerca de 30 segundos, retire e deixe esfriar; Em seguida, misture bem os ingredientes até ficar com a consistência de um óleo corporal.
A resposta está nos melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele. ... Por questões genéticas, algumas pessoas têm capacidade de produção de melanina maior do que as outras, o que significa que um indivíduo de pele muito clara nunca conseguirá atingir o tom de Cristina com exposição solar.
Em conjunto com o sol, a pele não somente fica bronzeada mais rapidamente, mas também com mais intensidade. No entanto, isso não significa que a pele esteja protegida do sol, é muito importante proteger a pele com um bom protetor solar. A vitamina D é super importante para o bronzeamento.
É por causa da melanina, algumas pessoas tem mais melanina do que outras por isso elas ficam bronzeadas mais rapido, geralmente as pessoas mais brancas ficam vermelhar quando tomam sol e não bronzeadas, porque elas nao tem melanina o suficiente.
Segundo Schalka, a exposição à radiação do Sol causa danos ao DNA das células de nossa pele. ... Isso evita os danos causados pela radiação e dá à pele a coloração mais escura, popularmente conhecida como bronzeado.