Usamos a adição de inteiros quando, por exemplo, temos um número negativo e somamos a um positivo, vice-versa ou na soma de dois ou mais números positivos ou negativos.
Em resumo:
A regra usada para decidir o sinal do resultado de uma multiplicação pode ser resumida, em poucas palavras, da seguinte maneira: Sinais iguais, resultado positivo. Sinais diferentes, resultado negativo.
Ao se somar um número positivo com um número negativo, basta pegar o maior número, em módulo, e dele subtrair o módulo do menor número. Caso o maior número, em módulo, seja negativo, deve-se colocar um sinal negativo no resultado. Se o maior número for positivo, o resultado será positivo.
Para efetuar multiplicação e divisão de números negativos, precisamos sempre recorrer à regra dos sinais. Essa regra informa qual será o sinal do resultado. Para utilizá-la, você só precisa lembrar-se de duas informações: 1 – Se os sinais forem IGUAIS, o resultado será POSITIVO.
Calculando descontos Confira: Vamos utilizar as mesmas células do exemplo anterior. Assim, crie uma célula para a quantidade total e uma para o valor da porcentagem. A fórmula agora será um pouco diferente: vamos utilizar a seguinte fórmula: a célula com o valor total - (célula com o total * célula de porcentagem).
Passo 1: abra no Excel a planilha que você quer calcular porcentagens e marque todas as células que vão receber as fórmulas. No menu superior, acesse a aba “Página inicial”, expanda o item “Geral” e selecione a opção “Porcentagem”.