Essa doença pode ser atribuída a obesidade, falta de atividade física, dietas calóricas e, até mesmo, um caso de doença autoimune. Não existe uma regra que possa determinar a idade que o animal será acometido pela diabetes, mas a média é que seja em torno dos 8 anos de idade, quando o gato entra na velhice.
Causa da diabetes em gatos Quando as células β são destruídas por alguma doença, ou reduzem a produção de insulina, ou até mesmo as células do corpo se tornam resistentes à ação da insulina, o açúcar, ao invés de ser utilizado, fica acumulado na corrente sanguínea, em concentrações maiores do que deveria.
Quais são os sintomas da diabetes em gatos?
Um gato que passa a beber água em abundância pode estar dando sinais de algumas doenças, entre elas está a doença renal crônica e diabetes. No início, essas doenças podem dar sinais muito sutis, que passam muitas vezes despercebidas ou até mesmo ignoradas.
Eles precisam beber, aproximadamente, 60 ml/kg/dia. Outra maneira de calcular a quantidade aproximada é de acordo com as calorias que um gato ingere durante o dia. Por exemplo: um gato que ingere 260 Kcal/dia deve beber 260 ml de água.
O gato não consegue beber água quando ela fica com cheiro de comida ou de fezes. Isso pode acontecer se a caixinha de areia ou o recipiente de ração ficarem muito pertos da tigela de água. Porém, é necessário explicar aos tutores que o olfato do felino, assim como o dos cães, é bem mais apurado do que o nosso.
Com algumas dicas, será fácil ver seu gato bebendo água!
Contudo, como dar água para um gato com uma seringa? Você pode comprar uma seringa pequena em qualquer farmácia e solicitar que retirem a agulha pois você não vai utilizar.
A água dos gatinhos deve ser fresca. Caso ele se negue a bebê-la, aplique-a com seringa na boca dele. Isso impede que ele fique desidratado. Vale lembrar: a água é um ótimo estimulante para aumentar o apetite.
2. É essencial conhecer os hábitos diários normais de micção e defecação do seu gato. Alguns gatos estão perfeitamente bem urinando cinco vezes por dia, enquanto para outros, isso indicaria um aumento dramático. Muitos gatos usam a caixa de areia apenas uma ou duas vezes por dia, e andar quatro vezes seria um problema.
Procurando por Pet Shop?
3. Como fazer sachê para gatos com frango e vagem
O sachê que auxilia na saúde intestinal O sachê GranPlus é uma ótima opção para auxiliar na saúde intestinal do felino, já que possui probiótico MOS em sua composição. Sem conservantes, aromas e corantes artificiais, esse produto é indicado para gatos adultos.
Ao contrário do que alguns pensam, os sachês para gatos têm nutrientes balanceados para a dieta de cães e gatos e, por isso, não fazem mal aos nossos pets. Muitas pessoas utilizam a ração úmida como petisco, ou seja, como um agrado para o peludinho.
As 5 melhores marcas de ração para gato em 2020
Se o seu gato não tem nenhum tipo de doença, ele pode se alimentar todos os dias com os sachês e comidas de latinha, seguindo as quantidades de acordo com o peso e idade dele, indicadas na embalagem.