Técnica: Reunir o material, lavar as mãos, calçar as luvas, expor o cateter a ser retirado e fechar a dânula, localizar o fio de sutura que o fixa e cortá-lo com a tesoura estéril, tracionar o cateter 2 cm, observando sinais de sangramento na base do coto e vasoespasmo dos membros inferiores, comprimir o local até a ...
Cateterismo venoso umbilical- o cateter é introduzido na veia umbilical, segue até a veia cava inferior, ficando no nível no diafragma. A medida distância é do umbigo ao ombro.
Medir a distância ombro-umbigo com fitamétrica e verificar o tamanho de cateter a ser introduzido na tabela; 4. Precauções padrão. Usar máscara, touca, avental estéril, luvas estéreis; 5. Limpar a área do cordão umbilical com solução antisséptica e colocar campos estéreis.
O cateter é inserido pela veia umbilical e progride para o ramo esquerdo da veia porta, o ducto venoso e a veia cava inferior, onde deve ficar posicionado. É indicado para a infusão de líquidos e medicações, coletar amostras de sangue ou realizar exsanguineotransfusão.
Se não houver sinais de complicação e o cateter umbilical estiver bem posicionado, o mesmo poderá ser mantido por até 7 dias.
Cateter umbilical Colocar a máscara cirúrgica; 2. Higienizar as mãos; 3. Assegurar-se da fixação adequada do cateter; 4. Observar a numeração referente ao posicionamento do cateter, comparando com a medida feita inicialmente na sua colocação; 5.
Principais cuidados