Vamos agora definir os limites do istmo das fauces (comunica a cavidade bucal com orofaringe) que são, superiormente, a úvula, inferiormente, o dorso da língua e lateralmente, os arcos.
A superfície superior do palato duro é o assoalho da cavidade nasal e é forrada por epitélio respiratório ciliado. É formada pela língua e região sub-lingual, cujo assoalho é formado pelo músculo milo-hióideo. A língua será descrita separadamente devido sua complexidade e importante função.
A função da boca é cortar e triturar os alimentos ingeridos, articular as palavras e também atua na inalação e exalação do ar, apesar deste último não ser o mais recomendado.
Saiba o que cada parte da boca faz por você.
Significado de boca-lisa: [Zool.]- Boca-lisa é o nome popular de um peixe, o mesmo que iritinga...
O céu da boca, ou palato, é a parte superior da boca, formada por duas partes. A da frente é constituída de osso e músculo e se chama palato duro, e a de trás tem apenas músculo e se chama palato mole. A pequena formação carnosa que pende do palato mole, na parte de trás da boca, é denominada úvula.
O palato tem uma parte dura, onde se joga o alimento e tem uma parte mole. Tem um osso que o separa das fossas nasais. Além disso, palato mole tem uma estrutura de tecido conjuntivo e tecido muscular e uma estrutura que é glândula salivar.
A mucocele é uma alteração benigna caracterizada pela obstrução das glândulas salivares ou pancada na boca levando a formação de uma bolha no céu da boca, lábio, língua ou bochecha. A mucocele não é grave e normalmente não causa dor, a não ser quando há algum outro ferimento associado.
Dor e inflamação no céu da boca podem estar relacionados a vários fatores, como por exemplo, uma prótese mal adaptada, infecção por fungos, lesões, ulcerações, alergias, dentre outros. O ideal é procurar seu dentista para verificar o que pode estar ocasionando essas reações e resolver o seu problema.
O palato, que é o céu da boca, divide-se em duas partes. A parte anterior possui sulcos e é dura (palato duro).
Introdução: O tórus palatino é definido como um crescimento ósseo ao longo dalinha média do palato duro, sendo considerado a exostose intra-oral mais comum. Sua etiologia é desconhecida, podendo ser associado a alterações funcionais, fatores genéticos e características raciais.
O que fazer: Para curar a afta pode-se fazer gargarejos com água e sal e aplicar produtos específicos para a cicatrização, como por exemplo, a Omcilon A orobase, Aftliv ou o Albocresil. Veja mais remédios indicados para o tratamento das aftas.
Tratamento das feridas A Mayo Clinic recomenda aplicar um pouco de leite de magnésia nas aftas. Se você tiver lesões em várias regiões da boca, experimente lavá-la com água morna salgada ou um enxaguante bucal prescrito pelo dentista para limpar e aliviar a irritação em toda a cavidade bucal.
Além de tratamento médico e medicamentos prescritos, algumas dicas podem reduzir seus sintomas e desconforto bucal:
"As queimaduras térmicas de palato devem ser tratadas por um estomatologista ou dermatologista", ressalta o dentista. O tratamento é feito de acordo com o grau da queimadura. Normalmente, é indicado a aplicação de corticoides ou anestésicos tópicos, de acordo com a prescrição médica.
Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.
Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local. Para isso, basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.
Os resultados de um estudo mostraram que o uso de água e sal pode ser muito benéfico para inflamações na gengiva, como é o caso da gengivite....Dessa forma, o bochecho de água e sal pode:
Como tratar gengiva inchada?
Os medicamentos mais usados para o tratamento de um abscesso dentário são:
Pericoronarite - tratamento Nos casos mais ligeiros, a prescrição de medicação ou remédio para dor de dente, como os analgésicos (paracetamol, por exemplo) e anti-inflamatórios (ibuprofeno, por exemplo) possibilitam a redução ou alívio da dor, enquanto não se trata a causa subjacente.