2. É essencial conhecer os hábitos diários normais de micção e defecação do seu gato. Alguns gatos estão perfeitamente bem urinando cinco vezes por dia, enquanto para outros, isso indicaria um aumento dramático. Muitos gatos usam a caixa de areia apenas uma ou duas vezes por dia, e andar quatro vezes seria um problema.
Eles foram desenhados evolutivamente para perseguir, caçar e matar pequenas presas como pássaros, pequenos roedores, insetos, lagartixas, baratas… Sabemos que nossos gatos não precisam caçar para se alimentar, mas a diversão e a emoção que a caça proporciona continua muito presente e forte na vida deles.
Varinhas de penas, laser, brinquedos em movimento e outros itens que seu gato simplesmente não consegue resistir a tentar pegar, são ótimos para redirecionar o instinto.
Tente acostumar aos poucos o gato com a presença do passarinho, para que ele ouça os barulhos e sinta o cheiro, e veja como ele reage ao bichinho. Estabelecer uma relação de carinho com os dois juntos pode fazer o gato entender que o passarinho é um membro da família, e não uma presa.
O gato se esfrega no chão para marcar território As feromonas são as principais responsáveis pela marcação de território. Todos os animais, incluindo o ser humano, emitem feromonas, que são as encarregadas de dar a cada indivíduo um odor característico, entre outras funções.
Bom, é simples: se o seu bichano cheira o seu nariz e está sempre perto de você é porque ele certamente ama a sua companhia. Na prática, quando um gato encosta o focinho no rosto de alguém, ele está esfregando glândulas oronasais na região - coisa que esses animais só fazem com quem eles realmente gostam.