Estratégias de ensino-aprendizagem
O tempo de decomposição do lixo vai depender do produto analisado. O plástico, por exemplo, leva em média 400 anos enquanto o papel demora de 3 a 6 meses.
Veja a seguir o tempo que cada material leva para se decompor:
600 anos
Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.
RIO — O lixo depositado nas ruas, a céu aberto, atrai ratos, baratas e moscas, o que pode trazer doenças à população. Esse é o alerta feito por especialistas. Eles afirmam ainda que, com a chegada das chuvas, os resíduos podem também permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue.
O descarte inadequado de lixo leva à formação de ilhas de lixo nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões. Os efeitos podem ser sentidos por muito tempo, visto que alguns materiais, como o plástico, demoram centenas de anos para se decompor.
Os problemas ambientais identificados causados pelos resíduos tecnológicos são a contaminação dos compartimentos ambientais, bioacumulação de metais pesados nos seres vivos como o chumbo, cádmio e mercúrio; áreas contaminadas por antigos lixões que comprometem vários usos tanto da água quanto do solo e prejudicam a ...
Danos do descarte indevido do celular Já no meio ambiente contamina o solo, a água, local onde são depositados e quando incinerados têm a capacidade de emitir gases tóxicos a atmosfera.
As pegadas do smartphone Dentre os diversos recursos extraídos do meio ambiente para a produção de um smartphone, destacam-se minerais como lítio, tântalo e cobalto, além de metais raros, como a platina, o que intensifica a pegada global em 18 m² de solo, 12.
Quais são os riscos ambientais de não realizar o descarte correto? Os REEE não representam danos imediatos ao meio ambiente. O equipamento quando intacto é inerte, ou seja, não libera substâncias potencialmente poluidoras no ambiente.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Entre as principais ameaças estão a poluição da água, do ar e do solo, o desmatamento, o depósito e disposição de lixo em locais inadequados, a caça e a pesca predatórias, o desperdício de alimentos e de recursos naturais, e o aquecimento global.