Conforme falamos acima, todo trabalhador registrado por meio CLT, tem direito ao período de luto. O artigo 473 garante que o empregado “poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário” por um período de dois dias.
Um período de três meses a um ano é a media de duração do luto, mas pode chegar a até dois anos. Se a tristeza não diminui e o indivíduo não consegue retomar a vida, fica o tempo todo se sentindo culpado e infeliz, o problema se torna um luto patológico.
I – até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendentes (bisavós, avós e pais), descendentes (filhos, netos e bisnetos), irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica.
Quando morreu Judite, a heroína do povo Hebreu, os Israelitas fizeram um luto por sete dias. O livro do Eclesiástico afirma que o luto pelo morto dura sete dias. A devoção católica estabelece so sete dias para ajudar a diluir a dor e a interferência da falta do Ente Querido no seio Familiar.
Perder um pai é conhecer uma dor sem igual. É ver partir um pedaço grande e importante da nossa existência. É descobrir uma saudade que nunca mais terá fim.
Socialmente falando, o pai é a pessoa que guia a família, que a sustém e cuida dela. Quando ele morre, essa segurança se perde por dentro, e surgem dúvidas, medos e preocupações ao tomar decisões sem ter um apoio amoroso e confiável. É como ficar sozinho diante de um futuro incerto e desconhecido.
Meus sentidos pêsames pela morte do seu querido pai, meu amigo. Em uma hora tão terrível quero que saiba que estou total e incondicionalmente à sua disposição. Lamento muito a sua perda, a sua dor, a irreparável falta que seu pai fará pelo resto da sua vida, e gostaria de poder fazer mais por você.
Mensagens de Conforto Para Quem Perdeu o Pai
O que dizer quando alguém perde um ente querido?
Dê conselhos para superar a perda
Faça compressões por 15 a 20 segundos. Pressione levemente os dedos contra o peito do cão para estimular o coração dele. Pressione com força suficiente para mover a caixa torácica, mas não o bastante para machucá-lo. Como o coração dele normalmente bate de 120 a 180 vezes por minuto, é bom fazer compressões rápidas.
A distração é uma forma muito eficaz de ajudar o seu cão a superar o 'luto'. “A melhor forma de ajudá-lo é levá-lo para passear, fornecer brinquedos novos, comidas novas e até trazer um novo pet para casa, com a intenção de substituir a atenção que o outro dava”, aconselha o adestrador.
O proprietário deve ensacar o animal morto e levar a um dos transbordos municipais (Santo Amaro ou Ponte Pequena) que recebem GRATUITAMENTE cadáveres de animais para incineração ou entrar em contato com clínicas veterinárias ou cemitérios de animais que realizam este serviço mediante pagamento.
Segundo biólogos, tem tempo médio de 3 a 4 meses, porém, os ossos continuam no local.
Entre os diferentes sinais de o que cachorro não se encontra bem, estão as alterações dos sinais vitais. A desidratação, temperatura anormal ou um cachorro muito ofegante podem indicar que algo não está bem.
Por outro lado, quando seu bichinho de estimação morre, a cremação é a maneira mais sugerida. Possibilitando que você leve consigo os restos mortais de seu animal e crie um memorial. Independentemente da sua escolha, cremar ou enterrar permitirão um bom descanso ao seu bicho de estimação.
Perder um animal de estimação afeta rotinas bem estabelecidas que nos davam estrutura, suporte, bem-estar emocional, e que davam sentido às nossas ações. É por isso que, além da dor emocional, nos sentimos perdidos nos dias e semanas que se seguem à morte dos nossos animais.
A morte faz parte, inclusive, da vida dos animais. ... Ou seja, no ciclo natural da vida, os nossos pets vão viver menos do que nós, deixando saudades. E já que eles são, muitas vezes, tão especiais quanto os seres humanos, é natural que aceitemos viver as fases do luto de forma saudável.
O céu dos animais, assim como aquele direcionado a nós, se encontra no paraíso divino. ... Os animais, bem como os seres humanos, são seres dotados de alma.
O Cardeal Ratzinger fez eco aos ensinamentos oficiais da Igreja, como se lê no Catecismo Católico, diz claramente que:- "os animais são criaturas de Deus, que os rodeia de sua solicitude providencial (Mt 6, 16)". Por sua simples existência, o bendizem e dão glória (Dn 3, 57-58). Também os homens lhes devem apreço.
Perante a morte de um animal de estimação é comum ter-se a sensação de que apenas se deve chorar por um ser humano, mas isto não é verdade. ... Deve ser capaz de os doar a outros cachorros ou animais que precisem como o caso de cães de refúgios.
Para isso, fale com voz suave e dê o apoio necessário ao pequeno. “Fale com calma e explique que ele estava sofrendo. Mostre que se ele ficasse junto com vocês, ficaria com mais dor e que onde ele está, ele vai ser feliz”, diz Eliana.
Pêsames pela morte do animal de estimação
Acima de tudo, discuta as opções aberta e honestamente como uma família. Quando a vida voltar ao normal, não exclua o pet morto da conversa por medo de perturbar os filhos. Incentive-os a falar abertamente sobre seu amigo canino ou felino.