Anatomia da cabeça
-Mamão. 13 - Que é que tem pescoço e não tem cabeça, tem braços e não tem mãos e embora tenha peito, falta-lhe o coração.
De acordo com os médicos, esse anel escuro em volta do pescoço pode ser sinal de diabetes tipo 2. De forma geral, elas costumam ser escuras, aveludada e endurecidas. As manchas que podem despertar esse alerta podem também aparecer em outras partes do corpo com mais atrito, como na virilha e nas axilas, por exemplo.
Também conhecido como cloasma, o melasma é um distúrbio cutâneo da qual grandes manchas de hiperpigmentação se tornam presente na área mais superficial da pele, principalmente no rosto.
Manchas escuras na pele, com textura grossa e avelulada, podem ser ocasionadas pelo excesso de açúcar no corpo e são chamadas de Acantose Nigricans. Apesar de não ser considerada uma doença, pode ser manifestações de outras possíveis doenças sérias, como o diabetes.
Doença de pele caracterizada por manchas escuras resultantes de uma hiperceratose (aumento da camada mais superficial da pele) e hiperpigmentação (lesões de cor cinza e engrossadas que dão aspecto verrucoso), podendo afetar pessoas saudáveis ou estar associada a outras doenças como diabetes, obesidade, doenças ...
Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.
O escurecimento das axilas é a queixa mais comum e pode acontecer por diversas razões: métodos de depilação (cera quente e lâmina, que alteram a estrutura do pelo, fazendo com que nasçam para dentro da pele e terminem encravando); foliculite (bolinhas decorrentes de pelos encravados) de repetição; sobrepeso (ingestão ...
Desodorante Natura Roll-on Aclarar Tododia – $$ Para quem busca um desodorante que protege contra o mau odor, hidrata e proporciona axilas visivelmente mais claras, o produto da Natura promete esses benefícios. Além disso, possui ação calmante, reduz possíveis irritações e promove a renovação da pele.
Utilize cremes de hidratação na região sempre que possível; Evite usar desodorantes e outros produtos com álcool; Evite usar roupas justas na axila e opte por tecidos leves como algodão; Higienize e seque corretamente as axilas após o banho.
De acordo com Gabriela Itimura, existem também os tratamentos dermatológicos, que auxiliam no clareamento das axilas de maneira mais eficaz. Depilação a laser e clareadores como arbutin, ácido kójico ou ácido tranexâmico, combinados com peelings e laser, costumam ajudar no controle do escurecimento.
1º passo: misture em uma panela 1 colher de sopa de amido de milho, 1 xícara e meia de leite e 1 colher de sopa de mel. Leve ao fogo e mexa bem até formar um mingau. 2º passo: depois que a mistura estiver morna, quase fria, aplique a pastinha nas axilas escurecidas e deixe agir por 15 minutos.
De acordo com profissionais, seu teor ácido evita a proliferação de bactérias, além de retirar o mau odor e clarear a região. Para isso, basta umedecer um chumaço de algodão no vinagre de maçã e aplicar nas axilas uma vez por semana.
A mistura desses dois ingredientes faz com que as axilas se clareiem gradualmente. É muito simples: você espreme um limão e adiciona meia colher de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique a pasta com leves massagens nas axilas. É recomendável que você o use diariamente por uma semana.