4. Balancete
Verificar comprovantes – O balancete precisa ser simples. Porém, com informações consistentes e fundamentais. Por isso, as informações precisam estar bem amarradas. Confirmar os comprovantes ao que foi abordado no relatório ajudará a entender se há algo a ser melhorado na gestão ou gastos desnecessários!
Há duas formas de saber se há irregularidades nas contas de um prédio: analisar a pasta de prestação de contas e o balanço mensal. A primeira deve conter todas as despesas do condomínio, desde a compra de canetas até de materiais para obras. Pode ser consultada pelos moradores a qualquer hora, na própria administração.
Um dos primeiros passos é a confirmação dos saldos de despesa e receita do condomínio, verificando se os saldos de total de receita e despesa da pasta estão de acordo com o total de créditos e débitos que aparecem no extrato bancário mensal.
A expressão "condomínio edilício" é utilizada no Código Civil Brasileiro para referir-se a condomínios verticais (prédios, os chamados "condomínios de edifícios"), quanto para condomínios horizontais (também conhecidos como "condomínios residenciais").