Estudos posteriores realizados pela University College de Londres descobriram que, em média, na verdade são necessários 66 dias para incorporar um novo comportamento em nossa rotina e mantê-lo presente.
Depois de cerca de meia hora de exercício, o cérebro manda o corpo liberar endorfina, substância que regula as emoções e dão sensação de bem-estar. Assim, a endorfina alivia as tensões do corpo e melhora o mau humor. Apesar do cansaço, você se sente animado, leve e menos ansioso.
9 dicas para se habituar a fazer atividades físicas
A OMS recomenda que os adultos aumentem o tempo de atividade física semanal para 300 minutos – até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias – ou façam 150 minutos de atividade física intensa por semana, quando não tiver contraindicação.
Veja como se preparar para atividades físicas:
As melhores dicas para fazer seu corpo viciar em exercícios
Difícil de identificar “Como um transtorno alimentar, um distúrbio de exercícios é um declive muito escorregadio. Ele geralmente começa com boas intenções: ficar em forma, perder alguns quilos, ter uma boa aparência no casamento, perder o peso depois de ter um bebê, treinar para um triatlo.
Como dito no início, é importante que um profissional da saúde seja consultado antes de iniciar qualquer atividade física, principalmente se existem fatores de risco associados, como lesões ostearticulares e doenças como a hipertensão arterial, diabetes e problemas cardíacos.
O exercício físico é qualquer atividade que mantém ou aumenta a aptidão física em geral, e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação.
8 benefícios do exercício físico comprovados pela ciência
Mas qual a importância das atividades físicas para as pessoas? Fazer atividade física é muito importante para a saúde das crianças e dos adultos, pois ela melhora a flexibilidade, a força muscular, fortalece os ossos e as articulações e desenvolve habilidades psicomotoras.
Fazer atividade física: um guia para começar e nunca mais parar
Exercício aumenta a função das células imunes O movimento muscular e o aumento da frequência cardíaca fazem com que as células imunes saiam de seus pontos de espera (como o pulmão, baço e linfonodos).
A prática de exercício físico (EF) pode proporcionar benefícios à saúde, melhorando o sistema imunológico, à composição corporal reduzindo o peso e à qualidade de vida diminuindo o stresse. A relação entre Exercício e Saúde, tanto física como mental, é algo que tem sido alvo persistente de investigação e estudos.
O mecanismo de melhora do sistema imunológico está associado ao efeito que a atividade física regular proporciona ao organismo: aumento dos linfócitos, ou seja, das células de defesa que cumprem a função de combater e destruir agentes patogênicos como as células tumorais ou as infectadas por vírus e bactérias.