“O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.”
A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha. O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.
Quem o escreveu foi um escritor chamado Vinícius de Moraes. E do que fala o poema? Quando falamos em tempo, precisamos explicar de que tipo de tempo estamos falando, e para isso, ouvir com atenção esse poema musicado é muito importante.
O trava-língua é um tipo de jogo. A pessoa desafiada deve recitar versos ou frases feitos com sílabas difíceis de falar ou com sons bem parecidos. Tudo isso com rapidez e bom entendimento, sem gaguejar ou trocar as letras. Quer um exemplo que você provavelmente conhece?
Objetivos: brincar, estimular a imaginação e a criatividade das crianças. Essa brincadeira também estimula a linguagem oral, a memória, o conhecimento da tradição oral, entre outras coisas. Como se brinca: ... O desafio é falar cada vez mais rápido, até “travar a língua”.
Ajuda as pessoas a pronunciarem as palavras de forma correta. Auxilia no aperfeiçoamento das pronúncias. Contribui para uma melhor dicção. Os trava-línguas são recursos linguísticos utilizados para ajudar as crianças a desenvolverem um vocabulário mais amplo.
Reúna os alunos em uma roda e pergunte se conhecem algum trava-línguas. Explique que se trata de um conjunto de palavras de difícil pronunciação e que o desafio dos trava-línguas é recitá-los sem errar. Dê alguns exemplos, como: “Três pratos de trigo para três tigres tristes.”; “Casa suja, chão sujo.”.
Proponha um momento de socialização das descobertas, em que cada aluno deverá ler o seu Trava-língua. Vocês poderão escolher um nome para o varal tal como: Varal de Trava-línguas. O trabalho com a expressão corporal é de extrema relevância para o desenvolvimento dos alunos e para a própria aprendizagem.
Trava-línguas fáceis e curtos
Trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente.
Os trava-línguas mais difíceis da língua portuguesa têm em comum o fato de serem exemplares perfeitos da característica definitiva dessas frases: a reunião de palavras com fonemas muito similares. ... Em nosso idioma, existem aqueles que são verdadeiros testes de velocidade, precisão e entendimento do português.
Exemplos de trava-línguas
Os trava-línguas surgiram da linguagem popular e informal. Eles aparecem na língua portuguesa em versos, poemas, prosa ou simples frases. A denominação recebe tal alcunha pela dificuldade que as pessoas têm em pronunciar os desafios. “O rato roeu a roupa do rei de Roma”.
O trava-línguas é uma brincadeira infantil de citações de versos com aliterações (repetição do mesmo fonema consonântico), que pode ser utilizada para diferentes objetivos: ensinar, divertir. A melhor época para o professor utilizar dessa distração infantil é durante o desenvolvimento da linguagem e da pronúncia.
“Trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente.
Por que esse nome “trava-língua”? Bem, por se tratar de um jogo verbal que consiste em dizer de maneira rápida e clara versos e frases com sílabas difíceis de se pronunciar, a brincadeira acabou ganhando esse nome, pois dá um verdadeiro nó na língua de quem brinca!
O grande desafio é repetir as frases sem “travar”, com tropeços. A brincadeira, além de divertida para quem quer passar o tempo dando algumas risadas, auxilia na capacidade de domínio da pronúncia, uma vez que estes desafios também são exercícios.
Exemplos de trava-línguas
Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui. A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha.
– A pipa pinga, o pinto pia, quanto mais o pinto pia, mais a pipa pinga. – Olha o sapo dentro do saco, o saco com o sapo dentro, o sapo batendo papo e o papo soltando vento. – Não tem truque, troque o trinco, traga o troco e tire o trapo do prato. Tire o trinco, não tem truque, troque o troco e traga o trapo do prato.
Bem, por se tratar de um jogo verbal que consiste em dizer de maneira rápida e clara versos e frases com sílabas difíceis de se pronunciar, a brincadeira acabou ganhando esse nome, pois dá um verdadeiro nó na língua de quem brinca! ...
As Parlendas são rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos. Segundo estudiosos, as parlendas servem como sistemas educativos que fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro.
As parlendas são textos recitados com um determinado ritmo, facilitando a compreensão das crianças. Essa prática proporciona a experiência do pequeno com as diversas formas de expressão de sua língua por meio das músicas, das brincadeiras e da arte em geral.
Não é difícil identificar uma parlenda ou mesmo interpretá-la, pois suas características são bastante básicas. Geralmente, são pequenos versos, com ou sem rimas, e não necessariamente com algum sentido. Entretanto, o que a diferencia é o seu caráter lúdico, importante para entreter e aguçar a imaginação das crianças.
O que são parlendas, exemplos de parlendas populares, folclore, brincadeiras infantis, definição, resumo, versos. As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. ... Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.
As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. ... As quadrinhas são estrofes de quatro versos, também chamadas de quartetos. As rimas são simples, assim como as palavras que fazem parte do seu texto.
As principais características dos poemas. Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.
Também pode ser narrativo, dramático ou lírico. Com relação às diferenças entre poema e poesia, o poema se refere a uma estrutura textual, enquanto a poesia está relacionada ao conteúdo do texto.