Para que um tipo de célula exerça sua função, é necessário o funcionamento intensivo do Retículo Endoplasmático Rugoso e do Complexo de Golgi. Essa célula é responsável por: a) degradação de proteínas.
Os ribossomos livres no citoplasma sintetizam tanto as proteínas que serão utilizadas no próprio citosol, como é o caso de diversas enzimas, como as proteínas que migram para o núcleo ou outras organelas como as mitocôndrias.
Os nucléolos são responsáveis pela formação de ribossomos.
Os ribossomos são formados por duas subunidades. Nas células eucariontes, os ribossomos são formados no núcleo da célula. O RNAr é produzido no nucléolo e as proteínas, que fazem parte da estrutura do ribossomo, são produzidas no citoplasma.
Enxofre.
Ribossomos. Os ribossomos são estruturas presentes nas células eucarióticas e procarióticas, cuja função é sintetizar proteínas. Não são organelas pois não possuem membranas, são espécies de grânulos, cuja estrutura é composta da molécula de RNA ribossômico dobrado, associado a proteínas.
núcleo celular
A síntese de RNA em animais eucarióticos, ou seja, aqueles que tem seu material genético delimitado por uma membrana, acontece no núcleo. A síntese de proteínas em bactérias e animais acontece no citoplasma desses dois tipos celulares, procarióticos e eucarióticos.