Na umbanda você só procura praticar o bem, fazer o que é bom. E na quimbanda não, você só trabalha com forças diabólicas. Cada um tem um ponto de vista. Agora só tem uma coisa, o trabalho da quimbanda também ajuda.
Quimbanda é uma palavra da Língua Portuguesa originada do Quimbundo kimbanda, língua do tronco lingüístico Banto. Segundo Lopes (2003, p. 187) significa “uma linha ritual da Umbanda” ou “sacerdote do culto de origem banta”.
Kimbanda Malei. A pessoa que cultua Malei é feiticeiro, exorcista, benzedeiro, necromante e curandeiro espiritual de terreiro de culto de Kimbanda. ... No idioma africano Kim tem o significado de grão sacerdote, médico curandeiro de culto banto vindo de Angola, Kabinda, Moçambique e Kongo.
A Quiumbanda possui diferentes linhas por ser composta por espíritos atrasados, "rabos de encruza", que não só se apresentam como Exu mas também como outras entidades da Umbanda e outros cultos afro-brasileiros como caboclos, crianças, mestres, marinheiros, boiadeiros, baianos etc, mas são, na verdade, Quiumbas ou ...
Folhas sagradas, Euê Orô (Ewé Orò) ou Folhas de Orô é como são chamadas as folhas, plantas, raízes, sementes e favas utilizadas nos preceitos e cerimônias como água sagrada das religiões afro-brasileiras.
Nas curas, são realizadas oferendas aos orixás com a intenção de cura. Rezas, músicas, cantos e banhos auxiliam o tratamento. Não há restrições alimentares para os tratamentos, somente para aqueles que serão iniciados na religião.
Esclarecido isso, podemos agora transitar sobre outras expressões que envolvem o corpo como a expressão: “corpo fechado”. Ter o corpo fechado significa mantê-lo integrado com o universo. É o mesmo que estar saudável. A doença desta maneira é sempre interpretada como um desequilíbrio.
De acordo com o psicólogo, as “práticas de cura” apresentam uma função de inserção comunitária, já que, na umbanda, classificar uma pessoa como saudável ou doente implica em reconhecer seu grau de proximidade com a religião. “Ser doente e ser saudável são formas de olhar a pessoa como sendo mais ou menos religioso”.
Feitura de santo, no Candomblé e no Batuque significa a iniciação de alguém no culto aos orixás. Iniciação no candomblé. ... É como fazer um acordo com o orixá, em que se diz que para sempre vamos cultuá-lo e adorá-lo, e o orixá irá nos ajudar em toda nossa trajetória, em vida e até depois dela.