Segundo o The Scrum Guide, o framework Scrum possui apenas 3 artefatos oficiais: Product Backlog, Sprint Backlog e o Incremento.
As cerimônias são:
Durante uma sprint acontecem uma série de cerimônias, responsáveis por garantir a transparência (geralmente através da comunicação, mas também envolvendo artefatos) e proporcionar momentos de inspeção e adaptação tal qual pregam os pilares do Scrum.
Existe uma técnica japonesa, chamada ShuHaRi ou Shu Ha Ri, é um conceito da arte marcial japonesa que é usado para descrever os estágios de aprendizado por meio da busca pela perfeição.
Alguns dos principais tipos de métodos ágeis
Scrum
Metodologia ágil é um conjunto de técnicas e práticas para gestão de projetos que oferece mais rapidez, eficiência e flexibilidade. Seu objetivo inicial era agilizar o desenvolvimento de softwares, mas esses métodos extrapolaram o setor de tecnologia e hoje revolucionam a gestão de empresas de todas as áreas.
Metodologias ágeis são conjuntos de práticas que proporcionam uma forma de gerenciar projetos mais adaptável às mudanças. Elas são estruturadas em ciclos curtos sendo que, a cada novo ciclo, é entregue um conjunto de funcionalidades pré-determinado.
Os benefícios da metodologia ágil para a TI
O desenvolvimento ágil é uma abordagem em que softwares são desenvolvidos de forma colaborativa, com equipes multidisciplinares que têm um bom nível de autonomia na execução de seus trabalhos. Muitos consideram o desenvolvimento ágil como um conjunto de métodos, mas essa visão é, de certa forma, limitada.
Manifesto Ágil: como surgiu? O documento foi criado em fevereiro de 2001, quando 17 profissionais, que já praticavam métodos ágeis como XP, DSDM, Scrum, FDD etc, se reuniram nas montanhas nevadas do estado norte-americano de Utah.
Como funciona o framework Scrum No Scrum, o planejamento acontece por iterações, ou sprints, que são ciclos com duração de 2 a 4 semanas. Pensando no desenvolvimento de um software, cada sprint refere-se a uma funcionalidade, que deve ser entregue ao cliente em perfeitas condições de usabilidade ao final de cada ciclo.