A mangueira quando plantada de semente pode levar de dois a sete anos para florescer e produzir frutos. Se reproduzida por enxertia, no entanto, pode frutificar ainda no próprio viveiro de mudas. Assim, se aos cinco anos a mangueira ainda não produziu, então ela foi plantada de semente.
Para a mangueira, na nossa região, a época ideal para plantio é no início das chuvas (janeiro e fevereiro), o que vai ajudar as plantas a suportarem melhor a época de estiagem. mangueira, na região, é de 10 em 10 metros.
ESPAÇAMENTO Conduzida com poda, para mantê-la baixa e com a copa aparada, a mangueira tem nos dias de hoje um plantio mais adensado, com medida sugerida de 7 x 6 metros a 6 x 4 metros. O tamanho das covas recomendado é de 40 x 40 x 40 centímetros.
A mangueira também pode ser cultivada em vasos com capacidade para, no mínimo, 50 litros de solo. O plantio em vasos pode, inclusive, produzir alguns frutos se contar com boa drenagem e adubação parcelada durante o ano todo, principalmente orgânica.
Você deverá deixar apenas três brotos, os quais deverão ficar em alturas diferentes. Procure deixar os brotos a uma distância igual entre eles. Esses brotos formarão os futuros ramos da mangueira, os quais podem ser chamados de pernadas. As pernadas também terão uma brotação intensa.
PRODUÇÃO É possível de ser obtida no segundo ano de cultivo quando o plantio é realizado com uso de mudas enxertadas. Cada variedade tem suas características que definem o ponto ideal de colheita “de vez”. Em geral, se colhida muito verde, a manga não fica saborosa e tem gosto azedo.
Regue abundantemente após o plantio e três vezes por semana até as raízes se estabelecerem – o surgimento de novas brotações é um indício de que isso aconteceu. Depois, regue apenas quando o solo estiver seco. A adubação deve ser feita com NPK a cada três meses.
CUIDADOS Misture com a terra 20 litros de esterco de curral curtido, ou orgânico similar, mais 250 gramas de superfosfato simples e 250 gramas de calcário, para a adubação. A poda deve ser feita desde o primeiro ano de plantio, dando forma à copa.
Quanto à quantidade, estudos realizados pela Embrapa Semi-Árido têm demonstrado que, em média, são necessários 400 litros de água para produzir 1,0 quilo de fruto de manga. Este é o volume de água necessário apenas ao uso consuntivo da planta.
A poda, visando a forma piramidal, é recomendada principalmente para espaçamentos menores e deve ser feita logo após a colheita, seletivamente, cortando os brotos situados na parte alta da árvore até o primeiro nó (abaixo) e eliminando-se todos os brotos verticais (Fig. 5).
Antes de podar um galho, procure uma espécie de “colar” situado em sua base. Corte rente a ele mas deixe-o intacto. Desta forma a árvore irá se recuperar de um jeito muito mais rápido e saudável. Ao menos ⅔ da altura total de uma árvore deve ser composta por galhos saudáveis para que ela sobreviva.
Sempre escolha os brotos que estão voltados para fora da planta. Os que estão voltados para dentro, deverão ser podados. Esse período de formação da muda demora em torno de 3 anos. Sempre que efetuar a poda, aplique sobre o ferimento uma pasta bordalesa.
A melhor época para se fazer podas de formação na mangueira (Mangifera indica L.) é este mês e durante as chuvas do final do ano. O clima quente e úmido ajuda no rápido desenvolvimento de sua copa.
A lua nova era mais indicada para o plantio de batatas e, também, para o trabalho de podas nas plantas; a lua crescente correspondia ao momento ideal para o plantio de mudas frutíferas; o período de lua cheia era o ideal para o plantio de mudas ornamentais; e durante a lua minguante, os povos antigos colhiam cereais e ...
Manga não se desenvolve quando as flores são atacadas por fungos ou quando há deficiência de Boro. Mangueira que floresce bem e não produz frutos está, em geral, com as flores atacadas por doença fúngica. ... Outra moléstia que afeta a flor da mangueira é a má-formação, cuja sequela é a infertilidade.
Também há a alternativa de usar iscas tóxicas. Nesse caso, aplica-se, em alguma parte sombreada da árvore, uma mistura de melado ou suco da própria fruta com aproximadamente 5% de algum inseticida para espantar as moscas.
As ferramentas de poda devem ser imediatamente desinfetadas com uma solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) a 2%, para evitar a transmissão do fungo a outras plantas. O controle da infecção, via sistema radicular, só é possível mediante porta-enxertos resistentes.
Bicarbonato de sódio – O bicarbonato age como um antifúngico eficiente contra bolor, rhizoctonia solani, cogumelos ascomycota e míldio. Basta misturar 1 litro de água, 10 ml de leite e 1 grama de bicarbonato em um recipiente para borrifar e aplicar diretamente nas folhas, troncos e galhos.
Pulverizações contendo tiacloprido controlam efetivamente a broca das mangas. Além disso, pesticidas pulverizados quando os frutos têm o tamanho de bolinhas de gude apresentaram resultados satisfatórios. Pulverizações contendo clorpirifós (2,5 ml/l de água) também dizimam com eficácia as brocas da manga.
Se os insetos estiverem no tronco das laranjeiras e das tangerineiras, não há uma medida de controle efetiva da praga. Assim, recomenda-se a erradicação da planta e o replantio de uma nova muda na área. Mas, se as brocas estiverem nos ramos, corte-os e queime-os para garantir a eliminação das brocas.
Diz-se mesmo tratar-se de uma poda de restauração. Consiste em cortar os ramos principais a 15 cm do seu ponto de crescimento, tendo o cuidado de deixar alguns ramos pequenos, os ladrões, que ajudarão na formação de ramos novos. As árvores de ornamento preferem uma poda menos severa.
Saiba como recuperar uma planta seca
Uma forma simples e eficiente de melhorar o crescimento da raiz é a aplicação de uma camada de 5 a 10 cm de cobertura morta, tais como lascas de madeira, casca triturada ou acículas de pinheiros sobre o sistema radicular da árvore.
Mas sempre que a gente poda, a planta fica mais exposta ao meio externo e isso pode atrair alguns problemas. Pra evitar transtornos e garantir que a planta vai cicatrizar aquele corte mais rápido, é só colocar um pouco da canela em pó onde houve o corte. Assim ela fica protegida e cicatriza mais rápido.