A implantação é a etapa em que o embrião se fixa no endométrio. Sua implantação deve ocorrer nos 3 dias seguintes à sua chegada na cavidade do útero.
Também chamada de nidação ou fixação, a implantação embrionária deve acontecer entre 5 e 7 dias após a fusão dos pronúcleos dos gametas masculino e feminino, tanto na concepção natural quanto na reprodução assistida.
O tempo de vida do óvulo é de aproximadamente 24 horas depois de ser liberado do ovário, já o espermatozoide dura até 72 horas dentro do corpo da mulher. Gráfico representando a ovulação e as variações nos níveis hormonais durante o ciclo menstrual.
Mesmo que essa mulher tenha relações no último dia da sua menstruação, os espermatozoides só iram sobreviver até o 10º do ciclo. Quando a ovulação chegar, há pelo 4 dias que não haverá mais espermatozoides viáveis para fecundar o óvulo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o normal é que cada ejaculação tenha de 1,5 a 5 ml de sêmen. E, para ser considerado fértil, esse sêmen deve conter, no mínimo, 15 milhões de espermatozoides por ml, podendo chegar a 300 milhões.
É melhor engravidar no 14º dia do meu ciclo Esse mito faz um pouco de sentido, mas não é uma verdade absoluta. Seus dias mais férteis dentro do ciclo são o da ovulação e o dia anterior, o que normalmente acontece entre o dia 11 e 16 ao ciclo menstrual, sendo que o primeiro dia do ciclo é o 1º de sangramento menstrual.