Uma célula bacteriana apresenta organização muito simples: parede celular, membrana plasmática, citoplasma, hialoplasma, ribossomos, material genético e, às vezes, plasmídios.
Os mesossomos são encontrados em algumas espécies de bactérias. Os mesossomos são formados por enzimas respiratórias e sua principal função é ser o responsável pela respiração da bactéria. São uma invaginação e possui a forma de lamelas ou vesículas da membrana celular.
Resposta: As bactérias não tem núcleo porque essa são células procarióticas, nem apresentam, em geral, organelas membranosas internas. ... As bactérias não têm um núcleo diferenciado, porem possuem os ribossomos que cumprem a função semelhante ao núcleo, mas possuem DNA, que é uma característica de qualquer ser vivo.
As estruturas presentes em uma célula vegetal, porém ausentes em uma bactéria, são: A - cloroplastos, lisossomos, núcleo e membrana plasmática.
As bactérias não apresentam núcleo, desta forma, o DNA fica espalhado no citoplasma da célula. A região que abriga o material genético é chamada nucleóide.
Uma célula bacteriana pode conter vários plasmídeos. Por possuir o seu próprio DNA, o plasmídeo pode conter genes relacionados com a resistência aos antibióticos, garantindo a sobrevivência da bactéria. Essa condição torna algumas infecções por bactérias difíceis de serem controladas.
Nucleoide é a região onde está localizado o material genético dos organismos procariontes. Essa estrutura pode ser esférica, alongada ou apresentar formato de halteres. O nucleoide compõe-se do genoma condensado, que forma, em bactérias, o chamado cromossomo bacteriano.
Apesar de exibirem a mesma estrutura molecular que os eucariontes, os seres procariontes não possuem algumas organelas, como:
As células procariontes se distinguem das eucariontes por sua estrutura. Enquanto as células eucariontes têm estruturas complexas, formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo, as células procariontes não contém núcleo e outras organelas ligadas à membrana. ... Eles não possuem um núcleo definido.
Resposta. organismos procariontes são aquelas que não possuem o material genético (DNA) dentro de um núcleo ,ou seja o DNA fica solto no citoplasma. elas também não tem algumas membranas como: as mitocôndrias, o complexo de golgi e o fuso mitótico.
Células procariontes são células que apresentam membrana plasmática, parede celular, citoplasma, material genético denominado nucleoide, e elas não tem núcleo. Elas não possuem uma fina "pele" que envolve seu núcleo, chamada de envoltório ou envelope nuclear, responsável por manter o material genético reservado.
As células procariontes (do latim pro - primeiro e cario - núcleo) podem ser definidas, grosso modo, como as células que não possuem material genético delimitado por um envoltório nuclear. Isso quer dizer que seu material genético está disperso no citoplasma.