1893 – 1894
O lenço de pescoço, por exemplo, pode ter surgido da evolução da gravata usada pelos europeus, ou então, aquele lenço que inicialmente era amarrado na cabeça e utilizado para conter o suor e também para proteger a cabeça do sol, passou a ser usado no pescoço, ainda com as pontas para trás.
Durante 26 dias, de 14 de janeiro a 11 de fevereiro de 1894, maragatos (liderados por Silveira Martins) e pica-paus (liderados pelo coronel Gomes Carneiro) se enfrentaram. A batalha começou com a invasão dos maragatos no estado do Paraná onde tomaram brevemente a capital, Curitiba.
Os centralistas, também chamados de republicanos,eram aqueles que propunham uma República administrada por um governo central. Os federalistas defendiam que cada estado, província ou departamento deveria ter um governo autônomo.
Maragatos foram os sulistas que iniciaram a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, no ano de 1893, em protesto contra a política exercida pelo governo federal, representada na província por Julio de Castilhos. Os maragatos eram identificados pelo uso de um lenço vermelho no pescoço, simbolizando sua oposição.
As principais consequências da Revolução Federalista foram o enfraquecimento da figura de Floriano Peixoto (presidente do país quando ela começou, em 1893), mais de dez mil mortos e o aumento das tensões entre o Exército (tradicionalmente republicano) e a Marinha.