Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político – são os princípios fundamentais são normas jurídicas, veiculando direitos fundamentais, compatível com dignidade com pessoa humana.
Os princípios fundamentais que norteiam o governo democrático no Brasil, presentes no primeiro artigo da Constituição são, respectivamente:
No artigo 5o, estão destacados os Direitos Individuais e Coletivos, merecendo especial relevo os direitos: à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, decorrendo destes todos os demais que estão salvaguardados nos incisos I a LXXVII.
Marshall, cidadania é uma situação social que inclui três tipos distintos de direitos, especialmente em relação ao ESTADO: 1) direitos civis, que incluem o direito de livre expressão, de ser informado sobre o que está acontecendo, de reunir-se, organizar-se, locomover-se sem restrição indevida e receber igual ...
Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. ... Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
Direitos exercidos por um cidadão Exercer a cidadania é garantir que todos esses direitos sejam colocados em prática através do povo de uma determinada região. A palavra cidadania é do latim “civitas”, que significa cidades. ... O voto é um exemplo de direito político, logo, é um exercício de cidadania.
A cidadania hoje em dia representa uma verdadeira questão de "bioética" sendo realmente importante participar nas diversas causas que visam proporcionar uma melhor qualidade de vida de cada cidadão. No Brasil ainda há muito que fazer em relação à questão da cidadania. Por exemplo acabar com a violência.
Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. ... A cidadania brasileira é hoje a soma das conquistas sociais. Nos dias atuais, o legítimo detentor de cidadania sabe que é sujeito de direitos, mas também de deveres.