Segundo os geólogos, existem cerca de 200 tipos de barros no planeta, mas apenas oito deles servem para fazer um vaso. O oleiro conhece cada barro minuciosamente.
A roda de oleiro é uma forma milenar de produzir peças, com uma roda feita a partir de madeira ou ferro. O movimento é feito pela perna que vai sendo jogada contra a roda e assim um movimento necessário para se produzir artefactos cerâmicos.
Oleiro é o artesão responsável por fabricar e comercializar objetos feitos de cerâmica. ... Na Bíblia cristã é narrada a parábola do “Oleiro e Vaso”: "Esta é a palavra que veio do Senhor a Jeremias: 'Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem'. Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda.
Após coletado a matéria-prima (barro ou argila), o mesmo fica exposto ao sol por determinado período para a decomposição de material orgânico. Em seguida, ocorre a modelagem do artefato desejado e, logo após, é estocado por um novo período para a secagem (eliminação do excesso de umidade) do mesmo.
O profissional ceramista é especializado em preparar massa cerâmica, desenvolver moldes e modelos, formatar e queimar peças cerâmicas.
A faixa salarial do Ceramista fica entre R$ 1.
A Cerâmica Industrial é responsável pela fabricação de pisos, azulejos, revestimento, além de tijolos, lajes, telhas, etc. Há, também, o setor da Cerâmica Tecnológica, no qual são desenvolvidos componentes resistentes a altas temperaturas e à compressão.
As empresas responsáveis pela produção estadual são: CECRISA Revestimentos Cerâmicos S/A (Santa Luzia); Marmorite Regional (Santa Maria de Itabira) Transpisos São José Eireli – EPP (Pará de Minas);
Revolução do Neolítico. ... Com o controle da agricultura, os homens do neolítico passaram a armazenar alimentos visando os períodos de seca ou chuva. A produção dos objetos de cerâmica (cozimento da argila) favoreceu esse novo método de sobrevivência, pois os alimentos eram guardados dentro desses utensílios.
Artista manual em cerâmica, tricô, crochê, bordado e vestimenta, Danielle Yukari é formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, trabalhou como estilista e, desde 2014, concentra a sua produção em materiais cerâmicos com o projeto Yūkari, em que desenvolve utilitários, acessórios e objetos a partir de ...
O ceramista coloca a argila no torno e o mantém girando enquanto vai modelando a argila, até formar o objeto desejado: um vaso, um prato, um pote, etc. O torno ajuda a deixar a peça simétrica. O torno de oleiro ajuda o ceramista a moldar as peças. Quando a cerâmica seca completamente, está pronta para a queima.