o epitélio de revestimento são tecidos que revestem as superfícies dos orgãos, sejam elas internas ou externas. Já o tecido epitelial glandular, como o nome já diz, vem por conta das glândulas que tem a função de secreção e absorção de substâncias.
É caracterizado por sua baixa quantidade de material intercelular e por suas células que se apresentam extremamente justapostas. No tecido epitelial não existem vasos sanguíneos. Sendo assim, sua nutrição e sua oxigenação são de responsabilidade de capilares do tecido conjuntivo adjacente.
O tecido epitelial desenvolve variadas funções, tais como proteção, absorção, secreção e excreção. Ele é encontrado revestindo órgãos, além de ser responsável pela formação das glândulas. ... As células epiteliais estão presas à chamada membrana basal, uma estrutura que atua na proteção do tecido conjuntivo subjacente.
O epitélio de revestimento cobre a superfície do corpo, funcionando como barreira física, mecânica e imunológica. Reveste os tratos digestório, respiratório e urogenital, as cavidades corporais e os vasos sanguíneos e linfáticos. Formam as unidades funcionais das glândulas de secreção exócrina e endócrina (p.
A epiderme, uma das camadas que formam a pele, é constituída de tecido epitelial. Por apresentar células bastante unidas, o tecido epitelial atua, principalmente, como uma barreira, garantindo proteção contra micro-organismos, contra a perda excessiva de água, além de proteção mecânica.
Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los. Existem tipos especiais de tecido conjuntivo, cada um com função específica.
Epitélio ou tecido epitelial (do grego epí, «sobre» + thelé, «mamilo») é um dos quatro tipos de tecidos básicos do organismo humano - os outros são o tecido conjuntivo, o muscular e nervoso. ... As células epiteliais podem, em alguns casos, formar estruturas especializadas chamadas glândulas.