Resposta. Explicação: A Guerra Fria durou 44 anos, sendo seu inicio no ano de 1947 (pós Segunda Guerra) e seu fim no ano de 1991 (fim da União Soviética).
A Guerra Fria não foi bem uma guerra, foi mais que um “clima frio", entre os países E.U.A e a União Soviética, mas não se teve conflitos. A ordem bipolar durou cerca de 45 anos.
Bipolar: a ordem mundial bipolar também conhecida como guerra fria, caracteriza-se com uma ORDEM em que a grande divisão Mundial, ou seja o mundo era dividido em países capitalistas e países comunistas que por fim eram comandados por duas grandes potências.
A Ordem Bipolar foi a divisão política e econômica mundial em duas frentes: a primeira, dos países Ocidentais era regida pelo modelo econômico capitalista, enquanto que a União Soviética era a grande líder do modelo econômico socialista.
A Ordem Bipolar, ocorrida no período da Guerra Fria, é então caracterizada pela existência de dois grandes polos de poder mundiais, por isso denominada Ordem Bipolar. O grupo de países sob influencia capitalista, era denominado bloco capitalista , e o grupo sob influência socialista foi denominado bloco socialista.
O campo político mundial após a Guerra Fria A Nova Ordem Mundial entende-se como uma disputa econômica e financeira entre três polos de poder que são: Polo Americano – liderado pelos Estados Unidos; Polo Europeu – liderado pela Alemanha; Polo Asiático – liderado pelo Japão e pela China.
O mundo multipolar é uma nova organização geopolítica, de forma que há distintos centros de poder, exercendo influência no campo político, econômico e militar.
Como ordem mundial multipolar, podemos compreender que um conjunto de países atuam controlando bem como decidindo os principais acontecimentos do mundo. ... Já na ordem bipolar temos dois países responsáveis por tais influências, que eram na guerra fria os EUA e a União Soviética.
Após a Segunda Guerra Mundial estabeleceu-se uma nova ordem geopolítica no mundo, o mundo bipolar. Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), os principais países envolvidos no conflito (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) se encontravam em péssima situação socioeconômica.
Neste sentido, entendemos por unipolar um sistema internacional no qual existe uma concentração de riqueza e poder numa potência que não tende a ser contestado por uma coalizão de todas as outras potencias relevantes.