Emprega-se o G:
G ou J – Quando utilizá-los?
Consoante de duplo valor: gutural ou seja som de /g/ antes de A, O, U, como em gago, garganta, gato, gaveta, goela, gorgulho, gorjeta, gota; palatal ou seja som de /ʒ/ antes de E, I, como em gelo, geladeira, gengibre, girafa, girassol; Quando deve ser gutural, antes de E, I, recebe U: Guimarães, guerra, guitarra.
Porque a palavra acarajé é de origem africana, pois todas as palavras de origem tupi, africana, árabe ou exótica são escrita com j e não g.
Não nos podemos esquecer de que a consoante g, antes das vogais i e e, é equivalente ao som de j.
Resposta. olá!! a letra G seguida das vogais E/I representa o mesmo som da letra J.
A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela apresenta a sonoridades de SS e a seguinte forma: Ç. Nunca pode iniciar palavras e é usada sempre antes das vogais A, O e U.
Ortografia: quando usar "ç"
Resposta. "C",pode ter som de "s" ou "k",Mas "ç" tem som apenas de "s".
A cedilha “Ç” é a união da letra “C” com um sinal diacrítico para evidenciar que ela tem som de “S”, o que traz algumas dúvidas para a escrita. A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela é usada apenas no meio de palavras e junto às vogais A, O e U, apresentando o som do fonema [s].
Para digitar o cedilha, pressione as teclas aspas (´) + (Letra C).
“Na verdade a dúvida não é sobre uma palavra, e sim sobre uma letra. ... O cê acompanhado da cedilha não é uma letra, mas a junção da letra c com o sinal diacrítico (distintivo) cedilha. O ç não aparece no alfabeto pela mesma razão que lá não está o ã.
Ç, ç (cê-cedilha ou cê cedilhado) é uma letra do alfabeto latino, usada nos alfabetos das línguas albanesa, azeri, lígure, tártara, turca, turcomena, curda, zazaki, catalão, francês, friulano, occitano e português, como uma variante da letra "c".