São atribuições do professor do atendimento educacional especializado EXCETO: ... b) Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE), na perspectiva da educação inclusiva, tem um caráter exclusivamente de suporte e apoio à educação regular, através do atendimento à escola, ao professor da classe regular e ao aluno.
De modo geral dentre essas adaptações que fazem parte do currículo, para garantir a inclusão e a permanência do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular, estão: ▪ A criação de condições físicas, materiais e ambientais na sala de aula; ▪ Favorecer o melhor nível possível de comunicação e interação ...
A função do AEE é o de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
O publico especial tem direito a vários aparatos para conseguir ir a escola. São garantidos por lei que a escola deve preparar-se para receber o aluno especial, dando acomodações, profissionais de apoio e qualificação de profissionais para lidar com as diversas formas de alunos.
A Educação Especial Inclusiva é um método pedagógico que mescla características do ensino regular com o do especial. Assim, ela promove a integração entre crianças com diferentes necessidades.
Confira, a seguir, 4 estratégias pedagógicas que auxiliarão sua escola a vencer os desafios da inclusão escolar de alunos portadores de deficiência.
Oito atitudes essenciais para a Educação Inclusiva
Em termos básicos, para uma conversa inicial sobre a inclusão, é necessário que compreendamos que, fazem-se necessárias atitudes de RESPEITO, RECONHECIMENTO DA DIGNIDADE e INVESTIMENTO EM RECURSOS DE INCLUSÃO, para que as pessoas com deficiência, por exemplo, possam ser atendidas de maneira mais precisa e coerente.
Na educação inclusiva elas precisam ser reconhecidas e valorizadas, sem preconceito. A inclusão prevê a inserção escolar de forma radical, completa e sistemática. Todos os alunos, sem exceção, devem frequentar as salas de aula do ensino regular.
Quais são as suas principais características?
Um primeiro passo para a construção de uma escola inclusiva pode ser a criação de um grupo de estudos sobre a inclusão escolar, o ideal é a participação de todos os profissionais que atuam na escola, também é importante a troca de experiências com profissionais que trabalham em escolas onde a inclusão escolar é uma ...
Crie um ambiente inclusivo Utilizar material didático que traga a questão da inclusão de pessoas com deficiência, usar recursos como filmes e palestras, além de outros materiais que demonstrem a diversidade. As crianças, bem como seus pais, devem sentir no ambiente escolar esse acolhimento e essa postura pró-inclusão.
Siga estas dicas para que você transforme sua escola em um ambiente inclusivo:
Como ser mais inclusivo: formação de equipes pensantes Observe a sua equipe. Ela está muito homogênea? Os integrantes possuem as mesmas opiniões e as discussões muitas vezes acabam em um consenso geral sem muitos contrapontos? Esse é um sinal importante para perceber que não existe uma inclusão.
Uma empresa inclusiva está em constante movimento para garantir uma cultura organizacional que permita acolher a profissionais com deficiência. Ela também deve buscar por uma conscientização de todos os trabalhadores a fim de garantir a harmonia no trabalho em equipe e a equidade entre os seus membros.
Podemos entender a diversidade nas empresas como um ambiente que acolhe uma pluralidade de perfis comportamentais, sociais e culturais distintos, que pode envolver raça, religião, capacidade física, idade, gênero, estado civil, conceitos ideológicos, entre outros.