Após esvaziamento de uma gravidez molar com negativação da presença de hCG sanguíneo, a mulher está autorizada a engravidar novamente após 6 meses.
Doença trofoblástica é o termo usado para nomear os tumores do trofoblasto viloso placentário (estrutura que irá formar a placenta), englobando as diferentes formas da mola hidatiforme, a mola invasora, o coriocarcinoma e o tumor trofoblástico do sítio placentário (PSTT).
A pseudociese, conhecida popularmente como gravidez psicológica ou falsa gravidez, é uma síndrome rara na qual uma mulher, que não está grávida, não só acredita piamente que está esperando um bebê, como passa a apresentar sintomas típicos de uma gravidez, incluindo ausência de menstruação e aumento do volume abdominal.
Os sintomas da gravidez psicológica são os mesmos de uma gravidez normal, apesar de não haver bebê sendo formado, tais como:
A cólica no início da gestação acontece devido ao crescimento do útero e a adaptação à implantação do embrião. Infecções urinárias ou vaginais, com corrimento, também são responsáveis pelo aparecimento de cólicas no início da gravidez. Veja quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez.
A dismenorreia primária, popularmente conhecida como cólica menstrual, é uma manifestação dolorosa no baixo ventre ocorrida no período menstrual. Normalmente, vem associada a dores de cabeça, diarreia, dores nas costas, fadiga, inchaço e náusea.
A cólica fora do período menstrual pode ser bastante incômoda e ter diversas causas, sendo normal durante a ovulação ou no início da gravidez, no entanto pode também ser indicativo de doenças como endometriose, mioma ou doença inflamatória pélvica, principalmente se acontecer com frequência ou todos os meses.
É normal sentir cólica durante o uso do anticoncepcional? Sim, isso é completamente normal. Muita gente começa a usar pílula para regular o ciclo menstrual e também reduzir as dores causadas pelas cólicas. Essas dores diminuem, mas podem não desaparecer por completo.
Principais efeitos colaterais Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso da injeção trimestral são nervosismo, dor de cabeça, dor e desconforto abdominal, aumento do peso e sensibilidade mamária.
Estresse, erros de cálculo, mudanças no método contraceptivo, infecção urinária e outras situações pouco relevantes costumam a ser as causas mais comuns. Entretanto, quando a menstruação não desce por 3 meses seguidos, consideramos que a mulher apresenta amenorreia.
A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas, podem levar ao atraso da menstruação.