Aplicativos poderosos para produtividade, conexão e segurança
Localizar ou substituir texto e números em uma planilha
Como já sabemos a posição do primeiro espaço dentro da nossa célula. Precisa extrair o primeiro nome que deve começar a posição um, já que é o primeiro caractere e terminar no primeiro espaço. Para isso, vamos utilizar a função EXT.
Nomes separados no Excel Procure o texto na célula por um espaço ou vírgula, encontre a posição e, em seguida, retire todas as letras à esquerda dessa posição. Aqui está uma fórmula simples que faz o trabalho corretamente: = ESQUERDA (NN, SEARCH (”“, NN) - 1), onde NN é a célula que tem o nome armazenado nela.
No código a seguir uso o "For" para percorrer o conteúdo da célula até encontrar um espaço em branco "" e, enquanto isso, a variável "p" vai sendo incrementada, para sabermos qual o tamanho do último nome. Depois é só usar a função "Right" para pegar o último nome e a função "Trim" para retirar os espaços me branco.
Como explicado de forma explicitamente clara e a regra é simples: PRIMEIRO NOME e ÚLTIMO SOBRENOME, sem acentos, só isso e nada mais, porém incluindo a preposição, pois ela é genitivo e pertence ao sobrenome!
No caso de voos internacionais, não é possível proceder da mesma maneira. Sendo assim, o passageiro precisa escrever no campo “Sobrenome” todos os sobrenomes que couberem e, no campo de observações do pedido, informar o nome completo que deve ser grafado no bilhete, quando emitido.
Entre em contato com a ANAC, pelo telefone 163 ou pelo ou ainda pelo setor “Fale Conosco” do site do órgão. Caso ainda esteja com problemas ou a empresa aérea queira lhe cobrar algum valor para fazer a alteração, não se preocupe.
Nos formulários portugueses, normalmente pede-se o nome (nome+apelidos), ou quando muito o nome completo. Pede-se por vezes o «primeiro» e o «último nome» (nome+último apelido), para evitar o desfiar de apelidos, tão ao gosto de certas classes sociais, que faz perder tempo e gastar papel.
Muito obrigada. Pelo menos, em Portugal, a tradição manda que o nome de um indivíduo seja formado por: nome próprio (pode ter dois) + apelidos da família da mãe (até dois) + apelidos da família do pai (até dois). Em 1, Joana é o nome próprio (o primeiro nome), Simões é o apelido da mãe, e Lemos, o do pai.
Apelidos: Tutu, Tuzinho, Tuca, Zico.