O desfralde noturno pode durar, em média, de 1 a 2 meses na maioria das crianças, sendo completamente normal ser maior ou menor, ou ocorrência de acidentes depois do período. Já o desfralde noturno, geralmente demora mais tempo – na maioria dos casos de seis meses a 1 ano.
18 meses de idade
Perceber os sinais da criança e levá-la ao banheiro: os pais podem contribuir (não forçar) o desfralde ao perceber os sinais de que a criança vai defecar e levá-la ao banheiro se ela concordar. Assim como podem, conhecendo os horários em que a criança urina ao longo do dia, sugerir de urinar no banheiro.
12 dicas para fazer o desfralde
Por isso, veja algumas dicas:
Use um penico ou redutor de assento com apoio para os pés (isso favorece a prensa abdominal, posição que estimula a evacuação). Comemore quando a criança avisar a tempo de usar o banheiro, mas, se escapar, não brigue. Apenas diga que acontece e que, da próxima vez, ela deve avisar um pouco antes.
Antes do cochilo da tarde e à noite, antes de dormir, levar a criança no banheiro para fazer xixi ou cocô, não esperando mais do que 5 minutos no penico; Acordar o bebê apenas uma vez durante a noite para ir no banheiro, não esperando mais que 5 minutos mesmo que ele não faça xixi ou cocô no penico ou vaso sanitário.
Desfralde: 11 dicas para tirar a fralda da criança sem tanta complicação
Como desfraldar meninas
A forma correta de agir nesse momento é simplesmente secar e limpar a criança com o mínimo de interação possível. Nesse momento você não deve falar com ela e nem mostrar desaprovação através de gestos faciais.
Segundo os especialistas, o primeiro sinal de desfralde começa quando a criança passa a se sentir incomodada por estar molhada de xixi ou suja de cocô e começa a verbalizar isso. Mas existem outros exemplos, que você pode aproveitar para estimulá-la a aposentar as fraldas.
Dicas de como desfraldar com sucesso.
Para retirar a fralda noturna, a criança deve ser capaz de segurar o xixi pela noite inteira ou de acordar em caso de necessidade. Se você a leva sonolenta ao banheiro, vai continuar fazendo xixi como fazia na fralda, ou seja, sem ter consciência. Dessa maneira, não cria a capacidade de despertar quando sente vontade.
Siga esses passos:
São ótimos modelos de troninhos de desfralde e todos muito confiáveis.
Melhores Penicos Infantis: Guia Completo 2021
Vantagens e desvantagens do penico e do redutor de assento: PENICO: a vantagem do troninho é que ele oferece melhor apoio aos pés do bebê e também proporciona maior segurança à criança pois ela consegue sentar facilmente nele, mesmo sozinha. ... Seu tempo de uso também é menor quando comparado ao redutor de assento.
13 produtos super inteligentes para o desfralde do filhote
Tabela de Comparação dos Melhores Redutores de Assento
Utilizá-lo como redutor de assento também é muito prático. A parte que se encaixa na tábua do vaso é fácil de colocar. Não é preciso parafusar. Ela simplesmente se encaixa sozinha e não fica dançando, pois tem travas.
Levar a criança durante a madrugada para no troninho para fazer xixi e cocô também é indicado, substituindo a fralda, pois assim a criança não fica confusa em relação a saber onde fazer e quando fazer. Este hábito colabora para que a criança entenda que não se deve molhar a cama, treinando a conter a micção.
Mantenha o seguinte conselho em mente enquanto você irá entrar neste novo estágio com seu filho. Como a criança começa a ganhar controle sobre seu intestino e sua bexiga, você vai perceber que o número de fraldas sujas irá diminuir. Esta é um sinal verde para a introdução do troninho.
A maioria das crianças estão prontas para treinar a usar o penico entre as idades de 18 meses e três anos – porém, muitas começam mais tarde. Seguem alguns sinais de que seu pequeno está pronto. Ele já é capaz de seguir instruções do tipo 'Pegue seu brinquedo'.
Como ensinar uma criança a usar o vaso sanitário
É fundamental repassar desde cedo o que se deve fazer, ou não, após usar o banheiro e no banho também, como não usar sabão em excesso ou esfregar as mucosas íntimas.
Ensine seu filho a se limpar corretamente usando lenços umedecidos (meus preferidos) ou papel higiênico antes de sair do penico ou vaso. Facilite para ele deixando sempre ao seu alcance. Isso é particularmente importante para as garotas, que devem se limpar de frente para trás, para evitar a proliferação de bactérias.
Aos quatro anos, é hora de ensinar a criança a se vestir e tomar banho sozinha.
Compartilhar algumas tarefas como lavar a louça, tirar o lixo, recolher os brinquedos pode ensinar para os pequenos sobre o poder e a importância de estar sempre disposto a ajudar o próximo. Principalmente, quando esse próximo é sua mãe. O reconhecimento do esforço e do carinho materno é um salto para a maturidade.
Em psicologia o termo imaturidade costuma se referir às crianças considerando o momento de prontidão para cada fase. Mas vejo que é comum as pessoas usarem o termo “imaturo” quando um adulto apresenta comportamentos aos quais esperava-se que não manifestasse mais.
Poder de escolha é a base da autonomia da criança. Como estimular: permita que o bebê participe de pequenas escolhas no dia a dia. Qual fruta comer é um bom começo. Depois, a criança pode ajudar a escolher o livro que quer ler, a roupa que vai vestir, etc.