Nos primeiros dias e talvez até meses após a morte de um irmão, é normal a sensação de que a dor e a apatia diante das coisas não vão passar nunca. Pode demorar mesmo. Tenha paciência e lembre-se que o tempo é o senhor das coisas e um santo remédio para cicatrizar até as piores feridas.
Quando morreu Judite, a heroína do povo Hebreu, os Israelitas fizeram um luto por sete dias. O livro do Eclesiástico afirma que o luto pelo morto dura sete dias. A devoção católica estabelece so sete dias para ajudar a diluir a dor e a interferência da falta do Ente Querido no seio Familiar.
As menções vão desde a criação do mundo em 7 dias; o sétimo dia é o sábado; em Apocalipse, há referência a 7 cartas, 7 selos, 7 cabeças; o ano sabático é o 7º; são 7 os dons do Espírito Santo; não se deve perdoar apenas 7 vezes, mas 70 vezes 7 (indicando um número infinito), 7 dias foi a duração do luto de José pelo ...
O que fazer com os pertences de um falecido | Dicas
"Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por (nome do falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.
Oração pelos falecidos: Para os pais falecidos Ó Deus, que nos ordena honrar pai e mãe, abre os braços abertos da sua misericórdia para com os meus (nossos) pais falecidos: perdoa os seus pecados, e faça que um dia possa (possamos) revê-los novamente com alegria, à luz da Sua glória. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
2 – Qual a intenção de rezar pelos mortos? Ao orar por quem já morreu, o pedido é que as almas que estão no purgatório aflitas, esperando o momento de entrar para o Reino dos Céus, tenham consolo e seu tempo no purgatório possa ser reduzido.
Oração para o Dia de Finados “Ó Deus, que pela morte e Ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o enigma da morte, acalmastes nossas angústias e fizestes florescer a semente da eternidade que vós mesmo plantastes em nós: Concedei aos vossos filhos e filhas já falecidos a paz definitiva da vossa presença.
Essa celebração pode ser considerada como uma homenagem a uma pessoa que morreu, mas vai além disso. O propósito fundamental da missa de sétimo dia é rezar pelo falecido para que sua alma seja acolhida no céu e tenha o descanso eterno.
“O fato de acender uma vela simboliza nossa fé de que a pessoa falecida está na eternidade ao lado de Deus. No batismo, a vela é um dos símbolos para representar que a fé vai iluminar a vida e é sempre um símbolo de fé e esperança”, afirma.
O Dia de Finados, ou Dia dos Mortos, é celebrado em vários cantos do mundo de diferentes maneiras. A data é uma homenagem às pessoas que já faleceram, por isso os cemitérios do Brasil ficam cheios de gente que levam flores aos túmulos de familiares e amigos que não estão mais neste mundo.
Apesar de o Dia de Finados ser uma data lembrada sempre em associação à igreja católica, a origem da celebração aos mortos pode ser atribuída aos astecas, que faziam homenagens aos seus deuses, entre eles aquele conhecido como o Senhor do Reino dos Mortos, Mictlantecuhtli.
Toda segunda feira nós acende vela prás almas (ou acendiam sem dentro de casa, nas varandas ou fundos dos quintais) e fazemos nossos pedidos".
Para Acender: Espete a vela sobre o bolo e, com a ajuda de um palito, coloque fogo sobre a parte superior. (Em instantes, o efeito cascata iniciará.) NÃO acompanha palito acendedor.
O Círio Pascal é uma vela branca que representa a Luz de Cristo. Esta vela é usada nas liturgias de Igrejas Cristãs Ocidentais (Igreja Católica Romana, Comunhão Anglicana, Igrejas Luteranas, dentre outras). ... Ao longo do ano a vela é acesa em ocasiões especiais, dependendo da tradição, como batismos e funerais.
Coroa do Advento (ou guirlanda do Advento) é um objeto muitas vezes de forma circular coberto de ramos verdes (ou o chamado ''festão''), no qual se colocam quatro velas (verde no 1º domingo do advento, roxa no 2º domingo, vermelha no 3º domingo e branca no 4º domingo).
A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo. A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo Salvador e Luz do Mundo, brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem.
roxo
vermelho
ADVENTO: Período preparatório para a celebração do Natal. Período: do 4º Domingo que antecede o Natal ao dia 24 de dezembro. Cor Litúrgica: roxo-lilás – dentre outros sentidos é a cor da temperança, da expectativa.
Tempos litúrgicos
Celebrações litúrgicas
Um outro detalhe interessante é o chamado Tempo Pascal. O Tempo Pascal, é o período que vai desde o Domingo da Ressurreição (a começar do Domingo da própria Páscoa) até o Domingo de Pentecostes (sétimo domingo após o Domingo da Páscoa).
O Tempo Comum é um período do Ano litúrgico de trinta e três ou trinta e quatro semanas nas quais são celebrados, na sua globalidade, os Mistérios de Cristo. Comemora-se o próprio Mistério de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos.
("Bem-aventurado é o homem…") no início do Salmo 1. ... O Saltério também foi usado na Liturgia das Horas, o Ofício Divino recitando os 150 Salmos em duas semanas ou em quatro, seguindo as Horas Canônicas: Vigílias, Laudes, Terça, Sexta, Noa, Vésperas e Completas.