os cnidarios sao animais diblasticos , isto e apresentam apenas dois folhetos germinativos ectoderma e endoderma . o ectoderma origina a epiderme tecido que reveste externamente o animal . enquanto o endoderma origina o a gastroderme tecido que reveste a cavidade digestiva.
Resposta. Significa que eles têm o corpo constituído fundamentalmente por duas camadas celulares: a ectoderme e a endoderme.
Animais diblásticos (apresentam dois folhetos germinativos) e com simetria radial, os celenterados foram os primeiros na escala evolutiva a apresentar cavidade gastrovascular.
A digestão dos poríferos é exclusivamente intracelular, feita de célula a célula por difusão . Nos cnidários a digestão é intra e extracelular , ou seja, ele ingere a comida e a degrada no trato digestório incompleto (extracelular) e o mesmo degradado passa para o nível celular (intracelular), alimentando as células.
Sistema digestório: Os cnidários possuem um sistema digestório incompleto, uma vez que não possuem ânus. ... Dessa maneira, a digestão dos cnidários é tanto extracelular (fora das células, dentro da cavidade digestória), como intracelular. Os restos de alimento não utilizados são eliminados pela boca.
Resposta. Significa dizer que os cnidários têm um sistema digestório com uma única abertura, a boca, e não apresentam ânus; assim, os restos de alimento não aproveitados são eliminados pela própria boca. E significa dizer que parte de sua digestão ocorre na cavidade digestória e parte dentro das células.
Por isso se diz que a digestão nos celenterados é extracelular (na cavidade digestiva) e também intracelular (no interior da células). Não possuindo ânus, esses animais eliminam pela boca os resíduos não aproveitáveis.
Principais características dos Cnidários Fisiologia: não possuem órgãos verdadeiros. Sistema Digestório: possui sistema digestório incompleto, com uma cavidade no interior do animal. Alimentação: são predadores e se alimentam, em geral, de pequenos animais. Respiração: se dá através de difusão.
Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.