tropical atlântico
Clima no estado de São Paulo No estado de São Paulo, predomina o clima tropical de altitude na região central do território paulista. Esse clima é caracterizado por temporada de chuvas durante o verão, seca no inverno e temperatura média superior a 22º C no mês mais quente.
O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade, do tipo de precipitação (chuvas, neve ou granizo), da sucessão das estações úmidas e secas, etc.
Clima é definido como a sucessão de diferentes tempos atmosféricos ao longo dos anos. O tempo necessário para determinar um tipo de clima é de, no mínimo, 30 anos estudando o comportamento dos tipos de tempo de determinada região. ... Um conjunto de fatores climáticos vai definir um tipo de clima de determinado lugar.
Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade. Os fatores climáticos são as condições que determinam ou interferem nos elementos climáticos e os climas deles resultantes.
O clima é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local. Geralmente, o seu conceito aparece em oposição à ideia de “tempo”, que seria o estado momentâneo da atmosfera.
O tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um período de tempo curto - a onda de frio que deve chegar ao Brasil é um exemplo disso. O clima, por outro lado, é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo.
Quanto maior a continentalidade, menor é a umidade e maior é a amplitude térmica. Quanto maior a maritimidade, maior é a umidade e menor é a amplitude térmica. Isso significa que as áreas localizadas no interior dos continentes (continentalidade) variam mais as suas temperaturas.